PEQ fiocruz voceSábado (18/11) foi dia de festa no campus Manguinhos e em todos os demais campi da Fiocruz espalhados por todo o país. Tradicional no calendário da Fundação, o Fiocruz pra Você reuniu centenas de voluntários de todas as unidades para uma extensa programação de atividades culturais, de divulgação científica e de promoção da saúde.

O evento, que chegou à sua 19ª edição este ano, não acontecia de forma presencial a quatro anos, devido ao distanciamento imposto pela pandemia da Covid-19. Além das diversas atividades lúdicas e informativas, a agenda também contou com a oferta de vacinação infantil e adulta contra doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola e Covid.

Bio-Manguinhos também marcou presença, apresentando aos visitantes o processo de produção de imunizantes por meio de um minilaboratório interativo. As crianças puderam saber mais sobre como são feitas as vacinas, além de poderem participar de um jogo interativo que avaliou os conhecimentos do público sobre doenças preveníveis por vacinação.

Por falar em vacinação, o destaque ficou por conta do garoto propaganda do tema, o personagem Zé Gotinha, que fez sucesso entre crianças e adultos que visitaram o estande. Sucesso de público nos estados onde foi montada, a exposição VACINA! também foi uma das atrações do espaço, apresentada de forma virtual em um totem interativo.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, também participou do evento no campus Manguinhos e exaltou a contribuição da Fiocruz, por meio de Bio-Manguinhos, unidade produtora de imunobiológicos, para o cumprimento do calendário nacional de vacinação.

“Este é um momento especial do nosso movimento nacional pela vacinação. Nós queremos que seja um movimento de toda a sociedade, o que só é possível com esse trabalho de educação, e a Fiocruz dá o exemplo”, afirmou Nísia.

Além da ministra da Saúde, também estiveram presentes no evento o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Sectiis/MS), Carlos Gadelha; o chefe de Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Saúde, Chico D´Angelo; o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz; e a secretária Municipal da Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

O Fiocruz pra Você
Considerado uma grande festa pela vacinação, o Fiocruz pra Você acontece no campus Manguinhos desde 1994 e reúne as diversas unidades da Fundação em um dia inteiro de atividades lúdicas e vacinação. Este ano, pela primeira vez, foi realizado também na Fiocruz Brasília, além de Piauí, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pernambuco, Amazonas, Ceará, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, nos campi Manguinhos-Maré e Farmanguinhos, na capital, e em Petrópolis (RJ), na Região Serrana.

 

Texto: Thais Christ
Imagem: Manuela Machado

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.