equipe bio oficina tr brasilia 2Para apoiar as ações do Ministério da Saúde no campo do diagnóstico da Covid-19, Bio-Manguinhos promoveu o curso “Formação de Multiplicadores da Estratégia de Rastreamento e Monitoramento de Contatos de Covid-19 e do Plano Nacional de Expansão da Testagem”, realizado no Escritório Regional para as Américas da OMS, em Brasília, de 29 de novembro a 2 de dezembro. O treinamento, que teve o apoio do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (DEIDT/SVS/MS), contou com duas turmas formadas por representantes da vigilância epidemiológica de cada estado do país.


Os profissionais de saúde foram capacitados, na teoria e na prática, no manuseio dos testes rápidos de detecção do antígeno SARS-CoV-2. Bio-Manguinhos apresentou seus três produtos desta linha de testes rápidos de antígenos: TR DPP® COVID-19 Ag, TR COVID-19 Ag e TR SARS CoV-2 Ag. Cada um possui suas especificidades, porém têm o mesmo objetivo: detectar, por meio de amostras de swab nasal e nasofaríngeo, a presença do vírus SARS-CoV-2. Por serem mais simples e rápidos que o teste molecular RT-PCR, esses testes têm apresentado, mundialmente, altos níveis de aceitação e utilização.


No treinamento, foram apresentados e distribuídos materiais técnicos dos três produtos elaborados por Bio-Manguinhos, tais como guias rápidos e vídeos tutoriais, para facilitar a execução do exame pelo profissional de saúde. A parte prática do curso contou com o apoio destes materiais. “O curso foi uma oportunidade de formarmos multiplicadores para o correto uso dos testes rápidos no campo, através dos materiais teóricos, apoio técnico e didático. Além disso, por meio do nosso Serviço de Atendimento ao Cliente, iremos oferecer suporte técnico a esses profissionais, disponibilizando uma equipe de atendimento para sanar dúvidas e responder questionamentos sobre os aspectos técnicos e práticos dos kits”, explicou Marcelle Coelho Branco, da Divisão de Atendimento ao Cliente Pós Marketing, de Bio-Manguinhos, que esteve ministrando o treinamento, juntamente com Adriana Duarte e Ana Carolina Ganime Teixeira, da DIACM, e Ramon Calaça, da Divisão de Novos Negócios (Dinne).


A gerente do Departamento de Relações com o Mercado, Tatiana Sanjuan, responsável pela DIACM e Dinne, mantém semanalmente interlocução com o grupo técnico estabelecido do Ministério da Saúde para o monitoramento e definição de importantes ações, como essa, e destaca a relevância deste treinamento para a testagem no país.

 

Jornalista: Rodrigo Pereira
Imagem: Bio-Manguinhos/Fiocruz

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.