A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, já que nesse dia foram aprovadas tanto a Declaração Universal dos Direitos da Criança quanto a Convenção Sobre os Direitos da Criança. Os documentos foram firmadas respectivamente em 1959 e em 1989. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anualmente faz campanha como "o dia anual de ação para crianças, pelas crianças".

Neste 2021, o Fundo afirma que "a pandemia da COVID-19 mostrou como a desigualdade afeta os direitos de todas as crianças. Desde as mudanças climáticas, passando pela educação e saúde mental, e chegando ao fim do racismo e o fim de qualquer discriminação, crianças e jovens estão levantando suas vozes sobre as questões que importam para sua geração e conclamando os adultos a criarem um futuro melhor".

E prossegue: "Neste Dia Mundial da Criança, é mais importante do que nunca que o mundo ouça suas ideias e demandas". O Fundo lançou campanha sobre o uso do azul para marcar a data: escolas e edifícios históricos em todo o mundo ficarão iluminados em azul neste dia, para mostrar apoio aos direitos da criança.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Rawpixel, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.