vacina febre amarelaBio-Manguinhos participou de importantes debates sobre as vacinas febre amarela e COVID-19 em dois eventos, tendo como representante a infectologista e pediatra da Assessoria Clínica (Asclin), Tatiana Noronha. O XVIII Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (PNEUMO in RIO 2021) foi promovido de 9 a 12 de outubro e o XIX Congresso Latino-americano de Infectologia Pediátrica (SLIPE 2021) ocorreu de 13 a 15 de outubro.

No primeiro evento, Tatiana teve participação como palestrante da mesa “Hot Topics – Vacinas”. Ela apresentou a “Vacinação na era COVID”, no dia 12 de outubro, e discorreu sobre o desenvolvimento clínico das vacinas COVID-19. A especialista falou de particularidades das principais plataformas vacinais disponíveis e sobre a importância do monitoramento contínuo da efetividade e segurança desses imunizantes. Ela destacou também as necessárias atualizações frequentes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação no Brasil.

Essa mesa foi moderada pela médica pneumologista Adriana Ferreira de Carvalho, do Hospital Geral de Bonsucesso, e também contou com a palestra “Calendário vacinal do adulto – como fica agora”, ministrada pela médica pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

No SLIPE 2021, Tatiana participou do “Simposio SLAMVI - Viajes en Familia por América Latina: tres endemias y una pandemia” no dia 13 de outubro, apresentando a palestra “Vacunas de fiebre amarilla, experiencia en Brasil”. Na ocasião, a especialista abordou as estratégias de vacinação contra febre amarela no país nos últimos anos, com foco nos resultados dos estudos clínicos conduzidos pelo Grupo Colaborativo para Estudos com a Vacina Febre Amarela sobre dose-reduzida em adultos (dose-resposta) e duração da imunidade da vacina em dose-padrão em crianças.

Na mesma mesa, os palestrantes também apresentaram as experiências da vacinação contra febre amarela na Argentina além de debaterem casos de hantavírus e dengue em crianças.

 

Jornalista: Gabriella Ponte. Imagem: Bernardo Portella.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.