No dia 1º de julho, a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas da Fiocruz (Cogepe) realizou uma live para o lançamento do Projeto Memória da Gestão na Fiocruz. A iniciativa visa registrar histórias e curiosidades no campo da gestão, que vão além dos documentos oficiais.

A ideia do projeto nasceu durante as preparações para outra ação realizada pela Cogepe: a homenagem às pratas da casa, que celebrou a contribuição dos colaboradores com anos de dedicação à unidade. Segundo Lucina Matos, chefe de gabinete da Cogepe e coordenadora do Projeto Memórias, sentiu-se então uma dificuldade muito grande em localizar registros e histórias da unidade. "Queríamos um projeto que pudesse proporcionar uma reflexão sobre o percurso das pessoas que fizeram parte da história da instituição", explica Lucina.

Em 2019 o Memórias da Gestão começou a "ganhar cara", com a realização da 1ª Roda de Memória da Fiocruz, que rendeu muitas boas histórias dos bastidores da instituição e, em 2020, deu início à iniciativa Memória Individual de uma Instituição Coletiva, série de vídeos cujo primeiro homenageado será Akira Homma, ex-presidente da Fiocruz e assessor científico sênior de Bio-Manguinhos.

O primeiro documentário, que mostra as muitas histórias do pesquisador e sua relação com a Fiocruz, foi dividido em dez episódios curtos que devem estrear já no mês de agosto. Ainda no mês de julho, os colaboradores poderão ter uma prévia do que estar por vir, já que a Cogepe planeja a divulgação de teasers com momentos das gravações ao longo do mês.

A live de lançamento do Projeto Memórias da Gestão contou ainda com uma mesa de abertura com as participações de Priscila Ferraz, vice-presidente adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI), Mychelle Alves, presidente da Asfoc-SN, e Andrea da Luz, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da Fiocruz, falando sobre a importância de se preservar a memória institucional; e com as apresentações de Simone Kropf, historiadora e pesquisadora da COC, e Carlos Morel, coordenador-geral do CDTS e ex-presidente da Fiocruz, que resgatou algumas de suas próprias memórias durante sua apresentação.

Para as próximas ações, a Cogepe já planeja mais duas Rodas de Memória da Gestão até o final do ano. Você também pode assistir a live completa clicando aqui.

 

Jornalista: Thais Christ. Imagem: Bernardo Portella.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.