O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou campanha para os pais explicarem a seus filhos como as vacinas funcionam. De acordo com o Unicef, o fato de notícias sobre as campanahs de vacinação contra a COVID-19 estarem "inundando nosso dia a dia" faz com que as crianças criem muitas dúvidas, e a partir disso façam perguntas aos adultos. Para ajudar os responsáveis a responder corretamente aos questionamentos infantis, o Unicef listou uma série com as principais Perguntas & Respostas "para ajudar a explicar o que pode ser um assunto complicado com mensagens simples e tranquilizadoras".

Segundo o Unicef, é preciso: 

1. Estar atualizado

"Antes de falar com seus filhos sobre as vacinas COVID-19, é importante que você os compreenda", atesta o Fundo.

2. Pergunte e ouça

"Convide seu filho a compartilhar o que ouviu sobre as vacinas COVID-19 e ouça suas respostas. É importante estar totalmente engajado e levar a sério qualquer medo que ele tenha. Seja paciente, a pandemia e a desinformação causaram muita preocupação e incerteza para todos. Informe que sempre podem falar com você ou com outro adulto de confiança (como um professor) sobre suas preocupações", sugere o Unicef.

3. Seja honesto com eles

De acordo com o órgão, "as crianças têm o direito de saber o que está acontecendo, mas isso deve ser explicado a elas de maneira apropriada a sua idade. Lembre-se de que as crianças pegam suas pistas emocionais dos adultos. Se seu filho parecer ansioso, tente explorar este sentimento fingindo brincar".

4. Responda às suas perguntas

O Unicef listou possíveis respostas para informar corretamente às crianças sobre as vacinas COVID-19:

O que é uma vacina?

"Uma vacina é como um escudo que nos protege de uma doença".

Como funcionam as vacinas?

"As vacinas ensinam nosso corpo a combater as doenças. Elas fazem isso colocando um pedaço minúsculo do vírus ou bactéria que causa a doença contra a qual nós precisamos de proteção dentro do nosso corpo, para que ele possa aprender o que precisa o que fazer para combatê-la. Dessa forma, se entrarmos em contato com a doença, nosso corpo saberá exatamente o que fazer, impedindo a gente de adoecer".

As vacinas são seguras?

"Sim, as vacinas são muito seguras! Milhões de crianças e adultos são vacinados todos os anos, o que ajuda a protegê-los de muitas doenças. Quando tomarmos a vacina, podemos pegar febre ou algumas dores, mas isso não dura muito tempo e é melhor do que ficar doente. Estes sinais também mostram que a vacina está funcionando e que nosso corpo está construindo a proteção de que precisa para combater a doença".

Quando poderei receber a vacina COVID-19?

"Pessoas mais velhas (dê um exemplo de um membro da família ou amigo) correm mais risco de adoecer por causa da COVID-19 do que as crianças. É por isso que as vacinas estão sendo administradas primeiro nos adultos. Os médicos agora estão testando as vacinas para terem certeza de que elas funcionam bem para as crianças também. Receberemos a notícia do nosso Ministério da Saúde assim que estes testes estiverem prontos. Até lá, é importante nos protegermos usando máscaras, lavando as mãos e mantendo o distanciamento para outras pessoas".

Tenho medo de agulhadas! Eu preciso tomar uma?

"Eu entendo como você está se sentindo, mas o problema é o seguinte: tudo acabará em um piscar de olhos! Você sentirá um beliscão rápido e tudo estará pronto, assim como foi com outras vacinas. Quando for a hora de as crianças serem vacinadas, vamos praticar como é em casa antes de irmos para o posto de vacinaçãoa, assim você saberá exatamente o que esperar e depois poderemos planejar algo bacana para comemorar!".

 

Jornalista: Paulo Schueler, com informações do Unicef. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.