vacinas influenza brasil 2021A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) publicou a Nota Técnica SBIm 08/04/2021 - Vacinas influenza no Brasil em 2021.

O documento apresenta dados epidemiológicos sobre a influenza e esclarece algumas das principais dúvidas da população e de profissionais de saúde sobre a vacinação contra a gripe, como a ocorrência da mesma ao mesmo tempo que ocorre a vacinação contra a COVID-19.

Sobre o tema, destacam-se as seguintes Perguntas & Respostas:

As vacinas influenza e COVID-19 podem ser realizadas no mesmo dia?

Não. A campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a COVID-19. Pessoas que façam parte dos grupos prioritários de ambas as campanhas devem ter a vacinação contra a COVID19 priorizadas. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Todas as medidas de prevenção à transmissão da COVID-19 deverão ser adotadas nas campanhas.

Quanto tempo após ter tido COVID-19 poderá ser aplicada a vacina influenza?

Não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável pelo SARS-CoV-2. É improvável que a vacinação de indivíduos infectados (em período de incubação) ou assintomáticos tenha um efeito prejudicial sobre a doença.

Entretanto, recomenda-se o adiamento da vacinação contra a influenza nas pessoas com quadro sugestivo de infecção pela COVID-19 em atividade, para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Como a piora clínica pode ocorrer em até duas semanas após a infecção, a vacinação deve ser idealmente adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. No caso de pessoas assintomáticas, o período é de quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva”.

 

Acesse a Nota Técnica.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: User12715979, Freepik.

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.