A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), recebeu, nesta terça-feira (23/2), mais dois milhões de doses prontas da vacina COVID-19 (recombinante).

Os imunizantes, provenientes do Instituto Serum, da Índia, embarcaram de Mumbai nesta segunda-feira (22/2), e chegaram ao Brasil pouco antes das 7h da manhã, pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. De lá, elas seguiram para o Rio de Janeiro após os trâmites alfandegários em voo solidário, disponibilizado pela empresa Latam Airlines Brasil, e desembarcam no aeroporto internacional RIO-Galeão.

As vacinas chegaram a Bio-Manguinhos/Fiocruz pouco após as 12h, onde passam por conferência de temperatura e integridade da carga, recebem etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). O processo acontecerá ao longo desta terça e a previsão é de que as doses estejam prontas para serem encaminahdas ao Ministério da Saúde ainda na madrugada desta quarta-feira.

A negociação com a AstraZeneca e o Instituto Serum incluiu a aquisição de um total de 10 milhões de vacinas importadas, além de dois milhões de vacinas entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 24 de janeiro. O restante de oito milhões de doses será importado ao longo dos próximos dois meses, em cronograma que ainda será confirmado.

A importação de doses é uma estratégia da Fiocruz paralela à produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), visando acelerar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, do Ministério da Saúde.

ATUALIZAÇÃO

Os 2 milhões de doses já foram entregues ao Ministério da Saúde na madrugada desta quarta-feira (24/2).

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.