O Ministério da Saúde lançou em 21 de janeiro o ImunizaSUS, projeto que capacitará 94,5 mil trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam diretamente nas salas de vacinação. Realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a iniciativa conta com investimento federal de R$ 58 milhões.

“É o maior programa de capacitação em imunização já realizado no Brasil. Estamos dando um grande passo na melhoria do atendimento de saúde do nosso país. Confiem no SUS, ele é estruturado por pessoas voltadas para a saúde, para o cumprimento dessa missão”, destacou o ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, durante a cerimônia de lançamento.

Os cursos serão realizados online e à distância, e seu objetivo é qualificar e orientar os profissionais de saúde sobre as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), não apenas as de COVID-19 - que possuem diferenças para a aplicação entre a primeira e a segunda dose, dentre outras. O projeto propõe ações de engajamento para conscientizar a sociedade sobre a importância da imunização e do cumprimento do calendário de vacinas, seja para o público infantil, adolescente, adulto ou idoso. “Esse é outro grande esforço para capacitarmos cada vez mais os nossos trabalhadores na ponta”, complementou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Arnaldo Medeiros.

O evento contou com as presenças do Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso; e da representante da Organização Pan-Americana (Opas) no Brasil, Socorro Gross.

Aulas nos postos de saúde

A iniciativa será ofertada a partir de teleaulas transmitidas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) através de satélite no canal de TV Mais Conasems, e exibidas em horários pré-estabelecidos. Elas também serão disponibilizadas no chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que funciona como serviço de streaming, podendo ser acessadas a qualquer momento pelos profissionais de saúde. No total, 1,8 mil tutores serão responsáveis pela qualificação durante as 180 horas de atividades previstas.

“O projeto é voltado para trabalhadores que realizam diversas campanhas de vacinação, que lidam com imunizantes diferentes. Essas pessoas precisam de uma ação contínua de educação no seu ambiente de trabalho”, explicou o presidente do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra.

A capacitação está prevista para começar em fevereiro, após a escolha dos tutores e a realização de matrícula dos profissionais de saúde. Ao final do curso, os alunos poderão apresentar propostas para melhorar a cobertura vacinal em seus municípios.

 

Jornalista: Paulo Schueler, com informações do Ministério da Saúde. Imagem: Tony Winston (MS).

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.