laboratorios produtores vacinas brasilO artigo A evolução regulatória e os desafios na perspectiva dos laboratórios públicos produtores de vacinas no Brasil, de Monique Collaço de Moraes Stávale, Maria da Luz Fernandes Leal e Marcos da Silva Freire, foi publicado na edição 36 - Suplemento 2 da revista Cadernos de Saúde Pública.

No resumo, os autores informam que:

"A regulamentação para produtos biológicos vem evoluindo rapidamente ao longo dos últimos anos, seja motivada por questões de qualidade com impacto na vida das pessoas, seja pelo advento de novas tecnologias. As mudanças nas regulamentações que ditam como um produto deve ser registrado, produzido e monitorado são constantes. A responsabilidade de reguladores e fabricantes na garantia da qualidade, segurança e eficácia das vacinas torna-se ainda mais crítica, uma vez que essas substâncias são utilizadas, em sua maioria, em crianças e em pacientes saudáveis. Diante desse cenário, fabricantes precisam criar estratégias para manter seus produtos e instalações adequadas e um sistema da qualidade atualizado e operante. Por outro lado, as agências reguladoras têm o papel de garantir que os produtos que estão em uso atendam aos critérios estabelecidos, sem comprometer o fornecimento de medicamentos para a população."

 

Confira o artigo A evolução regulatória e os desafios na perspectiva dos laboratórios públicos produtores de vacinas no Brasil

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Bernardo Portella.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.