Foi lançado em dezembro, em encontro online para jornalistas, o ConfíaLA, — mobilização internacional para aumentar a confiança nas imunizações na América Latina. A iniciativa é capitaneada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pelo Centro para la Prevención y Control de Enfermedades Transmisibles (CEPyCET) de la Univarsidad Isalud, da Argentina; e pela Sociedad Argentina de Vacunología y Epidemiología (SAVE).

A iniciativa vem em um momento em que os programas de vacinação de todo o mundo registram preocupantes quedas nas coberturas vacinais. O Brasil, por exemplo, não atingiu em 2019 a meta para nenhuma das vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações para crianças com até 12 meses. Em 2020, também devido à pandemia, os índices foram ainda mais baixos.

"A América Latina precisa superar dois grandes desafios: os discursos antivacinistas e o aumento de hesitantes, pessoas que deixam de se vacinar ou atrasam a vacinação, apesar da disponibilidade da vacina. Para tanto, devemos ser mais empáticos e atuar de forma coordenada. Juntos, podemos recuperar o sentimento de apreço pelas imunizações e as coberturas na região", avaliou a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai.
O plano de ações do ConfíaLA foi traçado a partir do consenso de que é necessário abrir um amplo canal de difusão de informações corretas sobre vacinação.

A estratégia inclui:

- Redes sociais: postagem de vídeos e outros conteúdos em páginas criadas no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

- Fortalecimento e estímulo ao compartilhamento das hashtags #ConfíaLA e #InformacíonDeVerdad, além de investimento em Google Ads e Social Media Ads.

- Criação de site especial. Com proposta semelhante ao do Família SBIm, é um espaço de atualização constante tanto para profissionais da saúde quanto para a população. Reúne dados sobre as vacinas disponíveis, segurança, etapas de desenvolvimento, doenças imunopreveníveis e respectivas situações epidemiológicas, calendários dos países da região, uma seção especial sobre COVID-19, entre outras informações. Tudo ricamente ilustrado e apresentado de forma didática.

- Relacionamento com a imprensa e outros comunicadores: envio de releases, sugestão de pautas e realização de workshops.

- Atuação no meio científico: investigar a situação atual da confiança em vacinação e dos motivos da não adesão na América Latina; realizar encontros virtuais periódicos; produzir vídeos instrutivos, incorporar o tema em eventos e elaborar um posicionamento a ser divulgado em uma publicação científica de referência.

 

Fonte: SBIm. Imagem: ConfiaLA

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.