Pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e o público em geral do Brasil e de todo o mundo têm na mão uma biblioteca virtual de medicina com os principais materiais científicos sobre atenção básica com maior facilidade. O Ministério da Saúde entrega, ainda neste mês, a versão 2.0 do aplicativo e-blueinfo, que trará, a partir de agora, informações reunidas por temáticas, o que facilita a busca pelo conteúdo produzido pela pasta sobre a atenção primária no Brasil, no âmbito do SUS. O app é referência no mercado internacional.

Desenvolvido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), a tecnologia contempla uma base de dados bibliográficos e reúne informação científica e técnica em saúde produzida na América Latina e Caribe. O aplicativo amplia o acesso à informação, sem contar a praticidade para os trabalhadores e gestores da saúde para fazer pesquisa aos documentos técnicos produzidos pelo Ministério da Saúde.

“A aposta em tecnologias da informação é uma importante frente para construir um SUS mais qualificado. Também investimos fortemente em capacitação dos profissionais de saúde para que a melhoria da assistência reverbere nos índices de saúde da população. Esse aplicativo mostra que a gestão do Governo do Brasil extrapola o campo das políticas em saúde e trabalha com a intersetorialidade estratégica”, afirma Raphael Parente, secretário da Atenção Primária à Saúde.

Com a informação sempre na palma da mão, o e-blueinfo oferece ao profissional maior agilidade ao consultar as obras onde quer que ele esteja. “Como médico, vejo a importância de sempre estar me atualizando com as mais novas evidências científicas. Não seria diferente em nossa gestão, que busca investir também em ações de capacitação e melhoria da assistência por meio de conhecimento técnico”, reforça o secretário.

Países como El Salvador, Guatemala e Peru já aderiram à tecnologia, uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que tem ajudado a consolidar grandes avanços nas ciências da saúde.

O aplicativo e-blue-Info pode ser usado em tablet, notebook, computador ou via aparelho de telefonia móvel (celular). A ferramenta está disponível nas lojas virtuais da Apple, Google e Android.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.