semana conscientizacao antimicrobianaTodos os anos, a Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana (18 a 24 de novembro) tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a resistência aos antibióticos e encorajar as melhores práticas entre a sociedade, os profissionais de saúde e formuladores de políticas para impedir o surgimento e disseminação de infecções resistentes a esta classe de medicamentos.

À medida que aumenta a resistência a uma série maior de antibióticos, a Organização Mundial da Saúde ampliou o foco da campanha de 2020 para todos os chamados antimicrobianos, com o tema “Unidos para preservar os antimicrobianos”.

O que é resistência antimicrobiana?

A resistência antimicrobiana ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas mudam com o tempo e não respondem mais aos medicamentos, tornando as infecções comuns mais difíceis de tratar e aumentando o risco de propagação de doenças graves, com possibilidade de morte.

São muitos os fatores que aceleraram esta ameaça, em todo o planeta: uso excessivo e incorreto de medicamentos em seres humanos, na pecuária e na agricultura, bem como o acesso deficiente a água potável e ao saneamento regular.

“Junto com nossos parceiros tripartites, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), estamos convocando todos os setores da sociedade a se unirem em torno de uma agenda ousada e unificada para derrotar esta ameaça à saúde global e ao desenvolvimento”, ressaltou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo as instituições, é preciso “proteger medicamentos cruciais além dos antibióticos, incluindo antivirais, antifúngicos e antiparasitários que são essenciais para prevenir e tratar infecções em humanos, animais e plantas”.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: OMS.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.