Adultos entre 20 a 49 anos têm até o 30 de outubro para se vacinar contra o sarampo nos mais de 40 mil postos de saúde em todo o país. A iniciativa faz parte do Plano de Ação para Interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo no Brasil 2020.

Desde o início do Plano de Ação, em 23 de março, cerca de 9 milhões de pessoas já foram vacinadas.

No Brasil, entre as semanas epidemiológicas 01 a 37 de 2020 (de 29 de dezembro de 2019 a 12 de setembro de 2020), foram confirmados 7.939 casos de sarampo, e ainda estavam em investigação 618.

Os registros ocorreram em 21 unidades da federação. Destas, 16 interromperam a cadeia de transmissão do vírus e cinco mantêm o surto ativo: Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Amapá. São os mesmos cinco estados que concentram 97,1% dos casos: 7.712. Dos 7 óbitos por sarampo, cinco ocorreram no Pará 5, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo. Destes, um se referee à faixa etária (20 a 49 anos) do público-alvo do Plano de Ação.

Diante da situação, o Ministério da Saúde tem dialogado com estados e municípios com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo, elencando responsabilidades dos três entes federativos que englobam vigilância, vacinação, laboratório e atenção à saúde, para que se possa alcançar a eliminação do sarampo no Brasil.

O ministério recomenda vacinar o maior número possível de pessoas mesmo sob a pandemia da COVID-19, e para isto as secretarias estaduais e municipais de Saúde devem adotar medidas necessárias para evitar aglomeração nos postos de vacinação e adotar medidas de proteção individual para garantir a segurança das pessoas que se dirigem ao serviço de saúde para se vacinar.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Bernardo Portella, Bio-Manguinhos/Fiocruz

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.