pesquisadores apresentam projetos contra covid19Projetos científicos para enfrentamento da COVID-19 foram no Seminário Marco Zero, promovido pelo Ministério da Saúde de forma virtual e que foi concluído na sexta-feira (9). O evento teve o objetivo de alinhar as estratégias e os métodos apresentados pelos pesquisadores às políticas e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde da pasta, Hélio Angotti Neto, ressaltou a importância da interlocução entre pesquisadores e as equipes técnicas do ministério. “O SUS foi evoluindo ao longo do tempo considerando ciência e inovação. O Marco Zero vem contribuir para levar essa ciência acumulada de forma prática à população brasileira, transformando ciência em saúde”.

A chamada pública Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves foi lançada por meio de parceria dos ministérios da Saúde, da Ciência, Tecnologia e Inovações e também do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Das 2.219 pesquisas submetidas para análise, 116 foram selecionadas e podem contribuir na geração de produtos e também na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas em saúde. São cinco as grandes linhas de pesquisas: tratamentos, vacinas, diagnóstico para Covid-19, desenvolvimento de estudos para avaliação da ação do vírus no corpo humano e outros.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler, com informações do Ministério da Saúde. Imagem: Wirestock/Freepik

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.