Com o conceito Movimento Vacina Brasil. É mais proteção para todos, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou a campanha de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (02), em Brasília. O dia “D” de divulgação e mobilização nacional será em 17 de outubro em mais de 40 mil postos de vacinação em todo o país.

“Pedimos que a população, principalmente os pais, confiem nas vacinas, confiem que temos especialistas qualificados por trás disso, tomando todas as precauções e cuidados para garantir vacinas seguras e eficaz. Nós temos o maior sistema de imunização do mundo, motivo de muito orgulho e dedicação, e logo estaremos aqui, acrescentando neste rol, a vacina para combater a COVID-19", disse. A campanha tem início nesta segunda (5) e segue até o final deste mês.

Por meio das iniciativas, o Ministério da Saúde dará continuidade às ações de vacinação com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de imunizar diversas doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B. É o que destaca o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

“Com esta campanha, esperamos ampliar a cobertura vacinal em todo o país, além de resgatar o sentimento de segurança, orgulho, e desmistificar todas as fake news, ampliando o alcance dessas mensagens entre a população brasileira. Também é importante lembrar que a população deve procurar atenção médica o mais precocemente possível, logo no início dos sintomas”.

O secretário Executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco; a representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross; o secretário Executivo do CONASS, Jurandir Frutuoso e a vice-presidente do CONASEMS, Cristina Pantaleão, também participaram do lançamento da campanha.

Multivacinação

A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de menores de 15 anos. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança e do adolescente. Será possível receber dose de mais de uma das vacinas. O desempenho será avaliado com base nas doses aplicadas e registradas no Sistema de Informação durante o período da campanha, para cada vacina disponível.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece atualmente 18 vacinas para crianças e adolescentes. Estados que necessitarem de reforço em estoques de vacinas poderão solicitar ao Ministério da Saúde.

Poliomielite

Cerca de 11 milhões de crianças de um ano a menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças e para isso está prevista a distribuição de aproximadamente 9.069.450 doses da vacina pólio oral (VOP) aos estados. O valor investido para aquisição das doses foi de cerca de R$ 10 milhões.
As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente conforme indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Recomendações COVID-19

Para evitar o risco de transmissão da COVID-19 e garantir a segurança dos profissionais e da população, o Ministério da Saúde orienta que as ações de vacinação sejam realizadas conforme as recomendações sobre distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Situação epidemiológica da poliomielite

Com a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, o Brasil reafirma o compromisso internacional assumido de manter o país livre da doença.

O Brasil não detecta casos desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas. Desde então, o país tem trabalhado para atingir a meta dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde para manter o país livre da doença.

As coberturas vacinais municipais ainda são heterogêneas e pode levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando a reintrodução do poliovírus. Dessa forma, campanha se justifica para reduzir os bolsões de não vacinados e proteger a população contra a doença.

Atualmente, no cenário global da poliomielite, existem dois países endêmicos (Paquistão e Afeganistão). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 01 de janeiro a 29 de setembro de 2020, apresentam 121 casos registrados, sendo 47 no Afeganistão e 74 no Paquistão.

O Ministério da Saúde alerta que tem crescido o número de pessoas não vacinadas nos últimos anos. Como consequência, doenças que já estavam eliminadas no Brasil voltaram a ser um problema para a saúde de todos, como o sarampo, por exemplo.

Divulgação da campanha

A campanha estará disponível nas TVs, rádio, internet e mídia exterior, e especialmente nos canais de comunicação do Ministério da Saúde.

 

Fonte: André de Castro, da Agência Saúde. Imagem: Ministério da Saúde.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.