guia atividade fisicaO Ministério da Saúde abriu consulta pública até 31 de agosto para a confecção do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, iniciativa que objetiva “contribuir para uma vida mais saudável e ativa, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas e melhorando a qualidade de vida da população”. Qualquer cidadão pode enviar sua sugestão através de formulário eletrônico.

Resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e pesquisadores, o Guia tem seu lançamento previsto ainda para 2020 e faz parte de um conjunto de ações intersetoriais com orientações para as diferentes realidades e contextos de vida da população brasileira.

A prática regular de atividade física contribui para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada/vigorosa ou 75 minutos de vigorosa como meio de reduzir a possibilidade de surgimento dos cânceres de mama e de cólon, diabetes, cardiopatias e acidente vascular cerebral. Por outro lado, o sedentarismo apresenta riscos à saúde.

Acesse o Guia de Atividade Física para a População Brasileira

 

Jornalista: Paulo Schueler, com informações do Ministério da Saúde. Imagem: PCH Vector, Freepik

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.