Entre os projetos de Bio-Manguinhos submetidos e recomendados no Edital Ideias e Produtos Inovadores - COVID-19 - Encomendas Estratégicas do Programa Inova Fiocruz, está o Diagnóstico diferencial SARS-CoV-2 e outros vírus respiratórios na vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), liderado por Patrícia Alvarez Baptista, do Laboratório de Tecnologia Diagnóstica de Bio-Manguinhos.

Este projeto é uma parceria entre Bio-Manguinhos e o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que foi nomeado em abril de 2020 como Laboratório de Referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) para COVID-19 nas Américas, integrando a rede de especialistas em laboratório da entidade para a doença.

De acordo com Patrícia, a equipe de seu laboratório estava trabalhando no diagnóstico da COVID-19 quando o edital do programa foi aberto, e, então, pareceu uma excelente oportunidade para o financiamento da melhoria contínua do teste já existente. “Neste sentido, o incentivo foi a possibilidade de ampliar o portfólio de diagnóstico da doença, incluindo o diagnóstico diferencial com outros vírus respiratórios, auxiliando diretamente na resolução do diagnóstico”.

O projeto utiliza a tecnologia de PCR em tempo real, uma tecnologia já consolidada e com altas sensibilidade e especificidade para o diagnóstico. Segundo Patrícia, o aspecto inovador da proposta recomendada está em oferecer uma ferramenta universal de diagnóstico diferencial e vigilância epidemiológica das Síndromes Respiratórias Agudas Graves, que fortalecerá o Sistema Único de Saúde (SUS) neste período de pandemia e ficará posteriormente como um legado.

“Até o momento, já temos bem estabelecido o diagnóstico da COVID-19, inclusive com registro de três produtos na ANVISA - dois deferidos e um em análise. Os próximos passos são o desenvolvimento do diagnóstico de outros vírus causadores de SRAGs, como influenzas A e B, parainfluenza 1, 2, e 3, adenovírus, vírus sincicial respiratório, rinovírus e metapneumovírus humano”, detalhou Patrícia.

Acesse o resultado completo do edital aqui.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Gabriella Ponte. Imagem: - kjpargerter, freepik