aedes casos dengue americasMais de 1,6 milhão de casos de dengue foram registrados entre janeiro e maio nas Américas, relata a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O número revela a necessidade de atenção com focos de água parada nas residências, ainda mais durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.

O número representa queda de 10% frente aos dados notificados no mesmo período de 2019. Em 2020, até maio, 580 pessoas morreram de dengue na região. A Opas também foi notificada de 37.279 casos de chikungunya e 7.452 casos de zika. O Brasil representou 65% dos casos de dengue e 95% dos casos de chikungunya notificados.

“Enquanto as medidas de distanciamento social estão em vigor, as famílias devem ser incentivadas a trabalhar juntas em suas casas e ao redor delas para se livrar da água parada, reduzir e descartar resíduos sólidos e garantir a cobertura adequada de todos os recipientes de armazenamento de água. Essas medidas podem ser tomadas como uma atividade familiar”, recomenda boletim epidemiológico da Organização.

Ainda segundo a Opas, “a pandemia da COVID-19 está pressionando imensamente os sistemas de saúde e gestão em todo o mundo. Não obstante o impacto da COVID-19, há uma necessidade crucial de sustentar os esforços para combater a dengue”.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: CDC

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.