hcvComissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS) colocou em consulta pública o Relatório de Testagem Universal de Testagem Universal para Hepatite viral C em Gestantes no Pré-natal.

A novidade faz parte da atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Prevenção da Transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites virais, elaborado pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a consulta pública é “mecanismo de controle social que dá publicidade e transparência ao processo de incorporação de tecnologias no SUS e torna parte imprescindível desse processo o recebimento de contribuições da sociedade civil, sociedades de classe e pessoas físicas sobre o tema”.

No momento, a recomendação para testagem de hepatite C (HCV) durante o pré-natal das mulheres grávidas está baseado na identificação de fatores de risco relatados por gestantes.

A proposta colocada em discussão é a de que todas as gestantes devem realizar teste rápido para identificação do vírus da hepatite C (HCV) durante o pré-natal, “preferencialmente no primeiro trimestre ou na primeira consulta realizada”, ressalta o Ministério.

A finalidade desta mudança de recomendação, relata a pasta, “é aumentar a taxa de detecção de casos, ofertar um cuidado específico à gestante com HCV e ao recém-nascido exposto ao HCV, e iniciar tratamento direcionado ao HCV após o parto, atendendo o Plano Nacional de Eliminação da Hepatite C e a redução da transmissão vertical desse agravo”.

As contribuições para o debate devem ser encaminhadas por escrito através do formulário eletrônico disponibilizado na página da Conitec, Consulta Pública nº19, até o dia 06/07/2020.

 

Jornalista: Paulo Schueler

 

{backburtton}

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.