ibuprofeno oms noticiasO Minsitério da Saúde manteve a orientação inicial da Organização Mundial de Saúde (OMS) que recomendava o não uso do ibuprofeno para tratar possíveis sintomas de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A recomendação foi anunciada após o ministro da Saúde francês ter alertado contra o uso da substância.

As orientações foram confirmadas após pesquisa publicada na última semana sugerir que pacientes com diabetes e hipertensão tratados com ibuprofeno teriam mais riscos de desenvolver quadros severos da doença. Além do ibuprofeno, os especialistas também não recomendam o uso de aspirina e corticoides.

A pesquisa publicada e a recomendação feita pelos especialistas se baseiam, entretanto, em uma possibilidade de que o ibuprofeno facilitasse o desenvolvimento de quadros severos de Covid-19, e não sobre sua eficácia contra outras doenças.

ATUALIZAÇÃO

A OMS tinha anunciado que seu uso não era recomendado principalmente em casos de pacientes com hipertensão, pois essas pessoas poderiam desenvolver quadros mais graves da doença. Após isso, a instituição voltou atrás e retirou a sua restrição, informando que não havia estudos e relatos suficientes para comprovar os efeitos colaterais da medicação.

Mesmo assim, por precaução, o Ministério da Saúde manteve a restrição. "Embora ainda não haja evidências científicas, por precaução, o Ministério da Saúde recomenda a substituição do ibuprofeno por outros analgésicos no tratamento do coronavírus", afima o Ministério.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.