O Ministério da Saúde lançou Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo na última segunda-feira (10/2). Precisam se vacinar cerca de 3 milhões de crianças e jovens entre 5 e 19 anos, até 13 de março - e o Dia ‘D’ da mobilização será neste sábado (15 de fevereiro).

A campanha usa o conceito “Mais proteção para a sua família” para sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos.

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa com a doença contaminar mais 18 indivíduos, e letalidade, principalmente em crianças. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos e levar suas crianças para vacinar. Também, nesse momento, os gestores estaduais e municipais de saúde devem unir forças para deixar o Brasil novamente livre da circulação do sarampo”, destaca o ministro Luiz Henrique Mandetta.

O Ministério da Saúde já enviou 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados, 9% a mais que o solicitado pelos mesmos. O quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de ‘dose zero’ para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

O Dia ‘D’ de mobilização, neste sábado (15/2), terá a abertura dos postos de saúde para a ação.

Estratégia

O Ministério da Saúde traçou estratégia nacional de enfrentamento ao sarampo em 2019, quando ocorreram a campanha de vacinação para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, em outubro, e para pessoas de 20 a 29 anos - em novembro.

Dando continuidade às ações, outras duas etapas de mobilização nacional devem ocorrer além da atual: entre junho a agosto, reforço para o público de 20 a 29 anos de idade; e em agosto para a população de 30 a 59 anos de idade.

 

Jornalista: Paulo Schueler

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.