innovation hubA Fiocruz passa por um momento muito propício, com o lançamento da sua Política de Inovação, incluindo diretrizes e ferramentas necessárias para acelerar o desenvolvimento tecnológico e se posicionando como protagonista no cenário de inovação em saúde no Brasil.

Nesse sentido, o Innovation Hub se apresenta como o espaço adequado para estimular esse desenvolvimento na área de Biotecnologia.

O Innovation Hub é um espaço do IV International Symposium on Immunobiologicals, destinado aos interessados em acelerar a inovação em produtos e serviços de Biotecnologia. Ao reunir cientistas, investidores, executivos, empreendedores, comunidade e diversos líderes da área da saúde e inovação do Brasil, o evento pretende criar um ambiente propício a parcerias, colaborações e investimentos, tendo a Fiocruz e Bio-Manguinhos, sua unidade de desenvolvimento e produção de imunobiológicos, como fortes incentivadores desse movimento. 

O Innovation Hub acontece como uma atividade paralela ao IV ISI, no Observatório do Amanhã, uma sala anexa ao auditório e ao foyer, com acesso livre a todos os participantes do simpósio, sujeito à lotação da sala.

A programação do Innovation Hub conta com quatro módulos abertos ao público:

• Showcasing Innovation Assets of Fiocruz and Bio-Manguinhos - From Discovery to Clinical

• Batalha de Pitchs

• Building Trust by investments

• Bio-Business Connections: building the bridge from lab to market

 

O acesso às sessões do Innovation Hub será aberto a todos os participantes do IV ISI, de acordo com a lotação da sala.

Venha fazer parte deste movimento de fortalecimento do setor! 

Uma rede voltada aos novos negócios, crescimento conjunto, boas parcerias e bons encontros!

Obs: Na mesma sala do Innovation Hub, o Observatório do Amanhã, acontecerão também reuniões fechadas da organização do evento e os simpósios satélites patrocinados por empresas (caso tenha interesse em adquirir um espaço, entre em contato com Glaucia Neves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

1. Showcasing Innovation Assets of Fiocruz and Bio-Manguinhos - From Discovery to Market

Responsáveis: Hugo Defendi e Vivian Ribeiro (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Apresentação

Na Fundação Oswaldo Cruz são conduzidos mais de mil projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças como aids, malária, doença de Chagas, tuberculose, hanseníase, sarampo, rubéola, esquistossomose, meningites e hepatites, além de outros temas ligados a doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, doenças inflamatórias entre outras. 

Além da geração de conhecimento, a Fiocruz atua no desenvolvimento de produtos e processos com aplicação potencial no SUS, como: novas vacinas, medicamentos de base sintética e biotecnológica, métodos de diagnóstico, entre outros, aumentando o número de patentes brasileiras e aprimorando o sistema de saúde nacional.

Estas atividades estão entre as mais relevantes no contexto atual de políticas públicas de ciência e tecnologia em saúde do governo federal, de modo especial, voltadas à inovação do complexo produtivo da saúde.

Com o objetivo de apresentar os ativos da Fiocruz e de Bio-Manguinhos, sua Instituição Tecnico-científica responsável pela Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de insumos de base biotecnológica, esta sessão traz os segmentos de atuação, tecnologias e pipelines de projetos em desenvolvimento, possibilitando a ampliação do conhecimento de parte da sociedade e atores envolvidos no âmbito da cadeia de inovação de insumos estratégicos para a saúde, que potencialmente possam interagir e empreender em parceria com a Fiocruz e Bio-Manguinhos.

Público alvo

Esta sessão destina-se à: Universidades, empresas, start-ups, agências de fomento, pesquisadores, empreendedores, e outros profissionais que queiram conhecer os segmentos de atuação, em termos de doenças alvo e estratégias tecnológicas, adotadas pela Fiocruz e Bio-Manguinhos, através da apresentação dos pipelines de projetos de P&D e plataformas tecnológicas.

 

2. Pitch Session: Inova Biotec

Responsáveis: Marcia Arissawa, Fernando Porto e Sotiris Missailidis (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Apresentação

Como um dos pontos altos da programação IV International Symposium on Immunobiológicos, o Pitch Session: Inova Biotec é o espaço onde as startups e empreendedores terão oportunidade de apresentar suas soluções inovadoras e desenvolvimentos tecnológicos na área de biotecnologia para uma plateia extremamente selecionada, composta por tomadores de decisão da Fiocruz, Bio-Manguinhos e pesquisadores de destaque. Representantes de fundos de Venture Capital, assim como financiadores da inovação no país e no mundo, como BNDES, Faperj, Fundação Bill & Melinda Gates e GHIF também estarão presentes.

O Pitch Session: Inova Biotec é promovido pela Vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fiocruz e por Bio-Manguinhos e integra o Programa Fiocruz de Fomento à Inovação – “INOVA FIOCRUZ”, cujo objetivo geral é incentivar ambientes favoráveis à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde em todas as áreas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz.

Serão selecionadas até 24 iniciativas, divididas nas áreas de Vacinas, Biofármacos, Diagnóstico In Vitro e suas respectivas tecnologias de suporte, que terão cinco minutos para apresentar seus pitchs, seguido de cinco minutos para perguntas por membros da Banca de Avaliação de Pitch.

A chamada, com todas as informações sobre o Pitch Session: Inova Biotec, assim como o formulário para submissão de projeto, pode ser acessado abaixo:

Chamada para a Pitch Session: Inova Biotec

Formulário para submissão de projeto

Alinhado à política de inovação da Fiocruz, o Pitch Session: Inova Biotec tem o objetivo de fomentar e dar visibilidade às boas iniciativas e reforçar papel do Brasil no ecossistema internacional de inovação em Biotecnologia.

 

Público alvo

O Pitch Session: Inova Biotec se destina a pesquisadores, empreendedores, empresas, start-ups, e outros profissionais que queiram apresentar suas iniciativas inovadoras de desenvolvimento de produtos e soluções em biotecnologia para a saúde no IV ISI, sendo vetada a participação de servidores ou colaboradores da Fiocruz.

Investidores, empreendedores, pesquisadores e empresas da área interessados em conhecer os projetos inovadores que serão apresentados na sessão são bem-vindos para enriquecer o ambiente e gerar oportunidades.

 

3. Building Trust by Investments

Responsáveis: Katia Reis, Livia Rubatino de Faria e Ana Paula Cossenza (e-mail: lEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Apresentação

O Building Trust by Investments é o espaço para agências de fomento e fundos de investimento apresentarem suas linhas de financiamento disponíveis para o setor de biotecnologia. Desta forma, os representantes da comunidade científica nas áreas de vacinas, biofármacos e kits diagnóstico poderão conhecer novas oportunidades de financiamento para seus projetos.

Pontos que serão abordados nesta sessão: 

- Quais os fundos e financiamentos disponíveis? 

- Quem pode oferecer financiamento?

- Quem pode receber financiamento? 

- O financiamento é reembolsável ou não?

- O que pode ser financiado?

- Compra de equipamentos:

• Prestação de serviços especializados 

• Custeio de mão de obra/ treinamento/passagens

• Infraestrutura.

 

Público alvo

Esta sessão destina-se à: agências de fomento, investidores, empresas, startups, pesquisadores, empreendedores e profissionais interessados em oportunidades de financiamento em P&DI no setor de biotecnologia.

 

4. BIO-BUSINESS CONNECTIONS: building the bridge from lab to market

Responsáveis: André Luiz Maiocchi, João Miguel Estephanio e Luciana Teixeira Patitucci (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Apresentação

Um lugar para networking científico e de negócios, conectando profissionais e organizações dedicados ao crescimento do setor de Biotecnologia no Brasil.

Esta sessão pretende:

(1) encorajar qualquer um que tenha o espírito empreendedor a descobrir novos horizontes no ecossistema biotecnológico brasileiro;

(2) fornecer uma atmosfera revigorante e criativa para o desenvolvimento de uma rede coesa entre cientistas e pessoas de negócios;

(3) oferecer oportunidades para a mostra de projetos e ideias, conectando os expositores à comunidade científica brasileira e à indústria.

 

Público alvo

Voltada a uma ampla gama de stakeholders do setor de biotecnologia, a sessão busca estimular a interação entre diversas organizações, como instituições acadêmicas, empresas e startups, incluindo profissionais das áreas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), Produção, Propriedade Intelectual e Jurídico, Investimento e Finanças, além de entidades e agências de estímulo ao empreendedorismo.

Confira a programação completa

Jornalista: Paulo Schueler 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.