O Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos é o museu itinerante da Fiocruz. A próxima visita do caminhão da ciência coordenado pelo Museu da Vida será ao Colégio Pedro II, unidade Tijuca I, onde o público poderá conhecer e participar de uma série de atividades interativas apresentadas em forma de exposição. Entre os módulos levados, estão o Planetário Digital Inflável e Transformando Energia: Mini Usina, Pilha Humana, Roldanas, Alavanca e Sopro que Aprisiona.

As atrações possibilitam que o visitante participe de alguns experimentos científicos, divertindo-se e conhecendo aspectos de fenômenos que podem ser observados em seu dia a dia. Espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência, a iniciativa, que completa seu décimo-primeiro aniversário este ano, fez quase 160 viagens pela Região Sudeste do País e esteve em 91 municípios. No total, a unidade móvel percorreu cerca de 68 mil quilômetros, o equivalente a quase cinco vezes o diâmetro da Terra.

A coordenação do Ciência Móvel na Tijuca será do físico, educador e mediador Paulo Colonese, que poderá explicar ao público geral a iniciativa do Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC), instituto da Fiocruz dedicado à história e à memória da Fundação. 

Com parceria da Fundação Cecierj e Bio-Manguinhos / Fiocruz, patrocínio da Sanofi, EDF Norte Fluminense, FCC (Fábrica Carioca de Catalisadores) e Drogasil, o Ciência Móvel conta com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) / Ministério da Cultura.

 

jogovacinas430x285 20145782636

O Jogo das Vacinas, de Bio-Manguinhos, é uma das atrações do Ciência
Móvel. Imagem: Bernardo Portella - Ascom / Bio-Manguinhos

 

Também serão apresentados nessa curta temporada nas instalações do Colégio Pedro II módulos como Por Dentro de Nós: Modelos anatômicos Masculino, Feminino e início da gravidez, Modelos anatômicos Visão, Câmeras Escuras (Imagens), Ilusões e Percepção Visual, Mundo Microscópico e Insetos, TV-Vídeos Educativos (Cientistas do Brasil).

Sobre o Colégio Pedro II – Tijuca I


A unidade foi inaugurada em 9 de março de 1987 e destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com idade variando de 5 a 13 anos. Os alunos, além das aulas de Núcleo Comum, frequentam, semanalmente, aulas de Laboratório de Ciências, Literatura, Artes, Educação Física, Música e Informática. Também são comuns as visitas pedagógicas, nas quais os alunos conhecem lugares e pessoas que tornam o aprendizado mais significativo.

Desta vez, eles terão contato com as incríveis e divertidas atividades do museu de ciência itinerante da Fiocruz. Conheça mais sobre o Ciência Móvel, visite o site: www.museudavida.fiocruz.br

 

Serviço
Ciência Móvel – Vida e Saúde par a Todos
Local: Colégio Pedro II – Tijuca I
Endereço: Rua Oto de Alencar, 25 – Maracanã
Atendimento
Data: de 8 a 11 de março 
Visitação 
Quarta a sexta-feira, das 8h30 às 17h (intervalo para almoço entre 12h e 13h30). 
Sábado: das 8h30 às 12h.
Entrada: grátis

 

Fonte: Museu da Vida / COC

 

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.