O encontro é organizado pela Comissão de Integridade Científica do Instituto Oswaldo Cruz, com patrocínio do PAEP/Capes, e conta com a participação de diversas unidades da Fiocruz e de instituições do Brasil e do exterior.

 

A programação inclui cinco painéis: "Diplomacia em saúde"; "Integridade científica como base para política de ensino e pesquisa"; "Ciência produzida no Brasil pela Fiocruz"; "Integridade científica, proteção de dados e governança em Biobancos e Biorrepositórios de material biológico humano"; e "Razões para se preocupar com a integridade em pesquisa".

 

Está prevista também a realização de três workshops: "Pesquisa e inovação responsáveis"; "Integridade científica e os requisitos dos Comitês de Ética em Pesquisa do Brasil"; e "Best: bioética no ensino secundário. Estratégias e instrumentos na formação ética nas ciências da vida e do meio: um estudo de caso do Projeto Best, de Portugal".

 

O objetivo do evento é fomentar discussões e trocas de experiências sobre a natureza e condições de implantação de políticas institucionais voltadas para a preservação e promoção dos valores da integridade da pesquisa científica, em diálogo com os dados nacionais, norte-americanos e europeus.

 

Também serão discutidos os aspectos jurídicos da atuação dos biobancos; as responsabilidades dos pesquisadores diante de violações éticas e de integridade científica com foco no papel institucional diante da má conduta e falsificação de dados, prevenção, identificação e denúncia; Biobanco e Comitês de Ética em Pesquisas, e o impacto dos desvios éticos na condução de pesquisas financiadas com recursos públicos no Brasil.

 

As inscrições podem ser feitas em: https://goo.gl/9Gljeo

Mais informações: www.ppgbios.ufrj.br/index.php/ppgbios/noticias/451

 

Fonte: Agência Fapesp

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.