oms 100x100A produção de biológicos é uma atividade complexa e variável, por isso, em todas as etapas é crítico o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF), que compreendem o conjunto de requisitos mínimos que asseguram que produtos sejam consistentemente fabricados, de acordo com as normas de qualidade. Entre os documentos técnicos publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estão os denominados Technical Report Series (TRS), que estabelecem diretrizes para a garantia da qualidade, segurança e eficácia de produtos farmacêuticos.

Recentemente, as BPFs para produção de produtos biológicos foram revisadas e publicadas no Anexo 2 do TRS 999, revogando o Anexo 1 do TRS 822. Bio-Manguinhos e Butantan contribuíram no processo de revisão do documento, como convidados da Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVMN), em um encontro ocorrido na Tunísia, em julho de 2014 e que também contou com a participação de diversas agências regulatórias e produtores nacionais e internacionais.

 

oms-430x285

Colaborador da Divisão de Boas Práticas (Dibop) representou Bio-Manguinhos no
processo de revisão do documento. Imagem: Arquivo pessoal /Vinicius Pessanha

 

“Trata-se de um documento muito importante, que estabelece consenso tanto para os produtores quanto para os órgãos reguladores ao reforçar pontos específicos sobre a fabricação de produtos biológicos. Estamos muito orgulhosos em fazer parte desse processo e esperamos ter mais oportunidades nessa mesma direção, o que nos possibilitará antecipar as tendências regulatórias internacionais uma vez que as mesmas são geralmente incorporadas como referências pela Anvisa", afirma Vinicius Pessanha, da Divisão de Boas Práticas (Dibop).

O Departamento de Garantia da Qualidade agendará encontros específicos para a disseminação e discussão do novo documento. Antes, porém, você pode acessá-lo aqui.

 

Jornalista: Isabela Pimentel

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.