qualidade-100x100O Dia Mundial da Qualidade é celebrado toda segunda quinta-feira do mês de novembro, e neste ano, acontecerá no dia 12 de novembro. Esta prática é fomentada pelo Chartered Quality Institute (CQI), que publicou que o tema para o Dia Mundial da Qualidade 2015 é ‘Sweet Dreams’. O chocolate é um deleite que a maioria das pessoas não consegue resistir. Mas o que isso tem a ver com qualidade?

Desenvolvido a partir do grão de cacau, chocolate é um dos produtos mais consumidos no mundo, mas a indústria de cacau está enfrentando uma série de problemas. Acreditamos que os profissionais de qualidade possam ajudar.

Um relatório de 2015 do Grupo de Segurança da Terra levantou alguns dos principais desafios que afetam o setor, tais como a rentabilidade para os agricultores e a produtividade dos cacaueiros. Essas são áreas onde os profissionais de qualidade poderiam fornecer soluções potenciais.

A ideia é entender como a Qualidade pode ajudar a construir Doces Sonhos nas organizações. Assim como o chocolate é irresistível para as pessoas, a Qualidade deve ser irresistível para a Gestão.

No Brasil, a autoridade que descreve os fundamentos de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) é a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), onde a ISO 9001 dispõe os requisitos para um SGQ. A ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional, ela “permite às organizações verificar a consistência de seus processos, medir e monitorá-los com o objetivo de aumentar a sua competitividade e, com isso, assegurar a satisfação de seus clientes.”

 

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O principal benefício de implantar um SGQ é modificar seus processos e estabelecer a melhoria contínua, existem muito mais vantagens em desdobrar os princípios da qualidade, que tem relação direta com a questão de construir doces sonhos:

Foco no cliente nos motiva a conversar com o cliente, entender suas necessidades interagir com ele obter mais informações. A liderança motiva as pessoas, por si só, um bom líder colabora e fica feliz com a colaboração dos outros. Com uma abordagem de processo é possível definir os pontos de colaboração do trabalho, identificar e fomentar que a colaboração acontece onde ela é mais eficaz. A abordagem sistêmica para gestão é um fio condutor que leva a gestão da qualidade por toda empresa, ela pode ser pensada olhando para a colaboração.

Melhoria contínua pode envolver as pessoas em uma equipe entorno de uma melhoria, que gera resultados para a empresa, e que é muito mais fácil melhorar trabalhando em equipe pois assim temos pontos de vista diferentes e evitamos o erro de paralaxe. A ideia de utilizar uma abordagem de fatos para tomada de decisão é fundamental, e isso facilita a comunicação e a colaboração, contra fatos, não há argumentos, com fatos e dados, é muito mais fácil convencer a equipe de que os resultados são bons ou ruins e envolver os responsáveis promovendo a colaboração. Os benefícios mútuos com fornecedores, são uma evidencia da colaboração, e um fornecedor que está satisfeito, que é tratado com respeito e se sente dentro de uma parceira, atende muito melhor e está aberto a ouvir sugestões e críticas. E, assim, é possível transformar doces sonhos em realidade.

 

Fonte: Blog da Qualidade