Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos

mestrado-profissional-tecnologia-imunobiologicos

Objetivo do curso

O Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos - MPTI, do Instituto de Tecnologia em ImunobiológicosBio-Manguinhos visa à formação de profissionais qualificados para desenvolver novas tecnologias e aperfeiçoar processos de produção de imunobiológicos. Capacitar gestores voltados para a otimização dos processos produtivos, o controle e garantia da qualidade, a redução de custos e a implantação de processos de melhoria contínua. A formação é direcionada para que o mestrando adquira conhecimentos de diversas áreas e tenha uma visão multidisciplinar.

Descrição do curso

Há aulas teóricas, práticas, trabalhos de pesquisa e seminários, o que possibilita a atualização em relação aos avanços tecnológicos. O principal objetivo do MPTI é a integração da teoria com a prática, repensando técnicas e processos para conduzir os discentes à análise, ao planejamento e à implantação de novos produtos e soluções.

 

Público alvo

Profissionais com diploma de curso superior em Farmácia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Ciências da Saúde, Biotecnologia e áreas afins.

 

Linhas de pesquisa

arrow-1Controle de Processos e Qualidade;

arrow-1Desenvolvimento Tecnológico de Produtos e Processos;

arrow-1Gestão.

 

Regime didático e disciplinas

O Mestrado Profissional é bienal e oferece 20 vagas. O curso é matinal e tem duração máxima de dois anos e sua conclusão depende da freqüência e do aproveitamento nas disciplinas, além da aprovação do trabalho de dissertação pela banca examinadora. A estrutura curricular é compatível com os objetivos do curso, perfazendo um total de 1440 horas, sendo 30 créditos acadêmicos (450 horas) e 66 créditos para a pesquisa e elaboração da dissertação (990 horas). São aprovados os alunos que alcançam conceitos de A a C e frequência mínima de 75%.

 

1. INSCRIÇÕES:

As inscrições para a seleção de candidatos para a TURMA MPTI 2019 do Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos, estarão abertas de 15 de agosto de 2018 a 14 de outubro de 2018,online, no endereço eletrônico www.sigass.fiocruz.br Link Inscrição > Tecnologia de Imunobiológicos / Bio-Manguinhos.

Todas as informações sobre a Chamada Pública para a seleção. Assim como orientações e resultados, estarão disponíveis não endereço eletrônico www.sigass.fiocruz.br (Tecnologia de Imunobiológicos / Bio-Manguinhos).

 

1.1.PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO: 

a. Preenchimento on-line do Formulário: O formulário eletrônico para a inscrição dos candidatos deve ser preenchido on-line, avançando para as telas seguintes por meio das setas na margem inferior das telas ou do menu apresentado na margem esquerda das telas. Avançando-se até a tela final, é possível salvar os conteúdos inseridos e complementá-los ou alterá-los, posteriormente, ao reingressar no sistema com o mesmo número de CPF (para candidatos brasileiros) ou passaporte (para candidatos estrangeiros);

b. Os campos com asterisco deverão ser preenchidos;

c. Tela “Possíveis Orientadores”: não preencher;

d. Tela “Plano de Trabalho”: não preencher;

e. Tela “Formação Acadêmica”:preencher todos os dados referentes à Graduação;

f. Número de inscrição do candidato:Após a conclusão do preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deverá salvá-lo para receber seu número de inscrição. Será gerado um e-mail para o candidato para que possa conferir a sua inscrição;

g. Impressão do Formulário de Inscrição: Para imprimir o formulário preenchido, deve-se clicar no botão “Formulário de Inscrição (PDF)” na tela final. O formulário preenchido deve ser impresso no formato de “documento.pdf.”

 

1.2.ENTREGA DO FORMULÁRIO (PREENCHIDO E IMPRESSO) NA SECRETARIA ACADÊMICA OU POR E-MAIL (COM CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO PELO MPTI):

a. O candidato deverá imprimir, assinar o formulário e entregar na Secretaria Acadêmica no endereço abaixo das 9h às 11hrs:

Fundação Oswaldo Cruz - Avenida Brasil, nº 4365, Manguinhos, CEP: 21040-900; Rio de Janeiro, R/J.
Instituto de Tecnologia em ImunobiológicosBio-Manguinhos/Fiocruz, Rio de Janeiro, R/J.
Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos - CTV – DEPFI.

 

Nota: A entrega do formulário digitalizado após impresso e assinado, também poderá ser feita através do endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Caso o candidato não receba a confirmação do recebimento do formulário dentro de 24horas (em dias úteis), deverá entrar em contato através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

b. Em caso de dúvidas e problemas referentes ao Formulário Eletrônico na Plataforma SIGA/Fiocruz, entrar em contato através do endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. É fundamental informar o nome completo e nome do Curso/Programa para o qual está se candidatando.

c. Inscrições com formulário incompleto não serão aceitas.

d. Será disponibilizada Na plataforma sigass/fiocruz (Link Inscrição > Tecnologia de Imunobiológicos /Bio-Manguinhos), a relação dos candidatos cujas inscrições foram homologadas.

e. Não serão fornecidas informações por telefone.

f. Serão aceitos candidatos com previsão de colação de grau até a data de início do curso.

g. Na carta de apresentação do candidato, o empregador deverá deixar claro que libera o colaborador para cursar o mestrado.

 

Processo de seleção

Os critérios do processo seletivo obedecem às normas definidas e periodicamente revisadas pela Comissão de Pós-graduação do MPTI.

 

Matrícula

Os candidatos aprovados devem se matricular logo após a divulgação do resultado.

 

Titulação

Mestre em Ciências (Tecnologia de Imunobiológicos).

 

Informações

Secretaria Acadêmica do MPTI (Bio-Manguinhos/Fiocruz)
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos
CTV – DEPFI
Sala 118
Tel.: (21) 3882-9455 / 3882-7129
Fax: (21) 2260-1945 CEP: 21045-900 – Rio de Janeiro – RJ
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Secretaria virtual

 

Secretaria Virtual

bio-manguinhos-fiocruz-mestrado-secretaria-virtulalArquivos, orientações e informações úteis relacionadas ao curso.

Acessearrow-1arrow-1

 

 

Dissertações

bio-manguinhos-fiocruz-mestrado-dissertacoesListas com dissertações disponíveis para consultas.

Saiba maisarrow-1arrow-1

 

 

Prêmios

bio-fiocruz-mestrado-premiosConheça aqui os prêmios já recebidos pelos alunos do Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos.

 

Leia maisarrow-1arrow-1

 

 

Contatos do Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicosarrow

 

Secretaria Acadêmica do MPTI (Bio-Manguinhos/Fiocruz) 

 

 Av. Brasil, 4365 – Manguinhos  CTV - DEPFI

 

E-mail: mpti@bio.fiocruz.br

 

Tel: (21) 3882-9455 / 3882-7129

 

Fax: (21) 2260-1945 CEP: 21045-900 - Rio de Janeiro