PÚBLICO-ALVO

Pessoas alérgicas podem tomar a vacina?

R: Pessoas com histórico de alergia grave ao princípio ativo, ou a qualquer dos ingredientes da vacina não devem recebê-la. Eventuais advertências, contraindicações e interações medicamentosas estão disponíveis na bula da vacina COVID-19 para avaliação conjunta do usuário e seu médico.

 

Pessoas alérgicas podem tomar a vacina?

R: Pessoas com histórico de alergia grave ao princípio ativo, ou a qualquer dos ingredientes da vacina COVID-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante) não devem recebê-la. Eventuais advertências, contraindicações e interações medicamentosas estão disponíveis na bula da vacina COVID-19 para avaliação conjunta do usuário e seu médico.

 

Gestantes e Lactantes poderão tomar a vacina? 

R: Até o momento, há dados limitados sobre o uso da vacina COVID-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante)  em gestantes e lactantes. Gestantes, lactantes e puérperas deverão consultar seus médicos para avaliação cautelosa dos riscos e benefícios, e tomar uma decisão compartilhada, entre a mulher e seu médico prescritor. (Fonte: bula da vacina de Bio-Manguinhos, Informe Técnico do Ministério da Saúde e Guia da SBP Dúvidas Vacinação COVID19).

 

Transplantados podem tomar a vacina?

R: Sim, a vacina COVID-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante) poderá ser administrada em transplantados de órgãos sólidos, entretanto, se foi submetido ao transplante há pouco tempo ou está em tratamento de rejeição, converse com seu médico para decidir o melhor momento para ser vacinado. O médico deverá avaliar o risco/benefício de fazer a vacina antes de 3 meses. Não temos dados científicos para a vacina COVID sobre este intervalo.

 

Portadores de Síndrome de Down podem tomar a vacina COVID-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante)?

R: Sim. Os indivíduos com Síndrome de Down apresentam fatores de risco para evolução mais grave pela COVID-19 e já estão entre a população prioritária para a vacinação contra a infecção pelo SARS-CoV-2.

 

Pacientes oncológicos podem tomar a vacina?

R: A eficácia e segurança da vacina COVID-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante) ainda não foram avaliadas em pacientes com câncer. No entanto, considerando a plataforma em questão (vetor viral não replicante) é improvável que exista risco aumentado de eventos adversos. A avaliação de risco benefício deverá ser feita junto com seu médico e realizada com prescrição médica.

 

Pacientes oncológicos podem tomar a vacina?

R: A eficácia e segurança da vacina COVID-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante) ainda não foram avaliadas em pacientes com câncer. No entanto, considerando a plataforma em questão (vetor viral não replicante) é improvável que exista risco aumentado de eventos adversos. A avaliação de risco benefício deverá ser feita junto com seu médico e realizada com prescrição médica.

 

Pacientes com doenças reumáticas imunomediadas podem tomar a vacina COVID-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante)?

R: Preferencialmente o paciente deve ser vacinado estando com a doença controlada ou em remissão, como também em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão. Entretanto, a decisão sobre a vacinação em pacientes com DRIM deve ser individualizada, levando em consideração a faixa etária, a doença reumática autoimune de base, os graus de atividade e imunossupressão, além das comorbidades, devendo ser sob orientação de médico especialista.

 

Crianças e adolescentes podem ser vacinados?

R: Os estudos para registro das vacinas COVID-19 não incluíram crianças nesse primeiro momento. Diferente de outras viroses respiratórias a COVID-19 raramente leva a casos graves em crianças. Estudos, já em andamento, definirão a segurança e a eficácia dessas vacinas em crianças e adolescentes.

 

Pessoas que usam remédios anticoagulantes podem tomar a vacina COVID-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante)?

R: Sim, mas será necessária uma avaliação individual de cada caso, orientação com seu médico especialista.

Os pacientes que têm alergia a ovo e a leite, podem tomar essa vacina?

R: Sim. Não há na composição da vacina COVID-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante)  a presença de componentes do ovo ou leite.

 

A ingestão de álcool pode comprometer a eficácia das vacinas?

R: Atualmente, não há evidências de que o consumo de álcool interfira na eficácia das vacinas COVID-19. A vacinação é considerada uma importante oportunidade para incentivar comportamentos positivos em relação à saúde da população.

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.