As apresentações ocorreram dia 6 de novembro, na churrasqueira da Asfoc/Fiocruz. Esta data é uma homenagem ao intelectual Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849.

Os jovens do projeto têm acesso a diversas atividades educativas, além de aulas de música, teatro e outras manifestações culturais. Thiago de Andrade, de 12 anos, é apaixonado pelo que faz. “Faço capoeira há três anos e estou no último cordão para criança, quase indo para a primeira de adulto. Tive influência do meu pai. Quando ele era contramestre (17 anos de experiência com capoeira), me levou em uma aula e nunca mais saí. Agora, comecei a fazer maculelê e estou adorando”, contou.

As crianças foram convidadas para se apresentar em uma roda da capoeira no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam). O grupo está ensaiando um espetáculo de frevo, a ser apresentado na festa de final do ano.

 

maculele-capoeira-430x185

Jovens do Crescendo com Manguinhos fazem apresentação de maculelê, dança folclórica 

brasileira de origem afro-brasileira e indígena - Imagem: Ascom/Bio-Manguinhos

 

Expressões culturais

Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena da época do Brasil Colônia. É uma forma de dança que simula uma luta tribal, usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas). Já a capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte e música.

Confiram o álbum de fotos na fanpage da Comissão de Responsabilidade Social - Somar no Facebook.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

  

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2