perguntas frequentes infliximabe

Infliximabe, também conhecido como REMICADE®, é um medicamento usado para tratar pacientes adultos e pediátricos com doença de Crohn, com colite ou retocolite ulcerativa, pacientes adultos com doença de Crohn fistulizante, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica e psoríase. O infliximabe é um anticorpo monoclonal quimérico humano-murino que se liga com alta afinidade a formas solúveis e transmembranais do Fator de Necrose Tumoral alfa (TNFα), mas não à linfotoxina α (TNFß). O medicamento forma rapidamente complexos estáveis com o TNFα humano, um processo paralelo à perda de bioatividade do TNFα.

 

  • Como o infliximabe funciona?
    Infliximabe, também conhecido como REMICADE®, tem como objetivo reduzir a atividade inflamatória.
  • Como devo usar o infliximabe?
    O medicamento deve ser administrado na veia, geralmente no braço, por um período de 2 horas, em um centro médico.
  • Quando não devo usar o infliximabe?
    Quando o paciente tiver alergia ao infliximabe ou qualquer outro componente do produto (sacarose, fosfato de sódio e polissorbato 80); alergia a proteínas de camundongos (murinas); uma infecção que está sendo tratada. Se você tem ou pensa que pode ter uma infecção, pergunte ao seu médico se é um tipo de infecção que poderia levar ao aparecimento de eventos adversos graves de infliximabe; e insuficiência cardíaca, pois você pode não ser um candidato para o tratamento com este biofármaco. Seu médico irá decidir se você deve receber este medicamento.
  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar o infliximabe?
    Conservar o medicamento sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC). Não congelar. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o infliximabe?
    Se você esquecer de comparecer ao centro médico para receber seu tratamento, entre em contato com o seu médico imediatamente.
  • Que reações o infliximabe pode causar?
    Os eventos adversos mais comuns são infecções respiratórias (como bronquite, sinusite, resfriado), dor, febre, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, tontura, tosse, erupção cutânea e cansaço.
  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
    Em caso de superdose, recomenda-se que os pacientes sejam acompanhados em relação a sinais e sintomas de reações ou efeitos adversos e que seja, imediatamente, instituído tratamento sintomático apropriado. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.