perguntas frequentes betainterferona

A Betainterferona 1-a pertence a uma classe de medicamentos chamada “interferonas”. São substâncias naturais que transmitem mensagens para as células. As interferonas são produzidas pelo organismo e desempenham um papel essencial na regulação do sistema imunológico. Por meio de mecanismo ainda não completamente conhecido, as interferonas atuam limitando o dano ao sistema nervoso central associado à esclerose múltipla. A betainterferona-1a é uma proteína solúvel altamente purificada, produzida por recombinação genética em células de mamíferos, similar à betainterferona produzida pelo corpo humano. Sua apresentação vem na forma de solução injetável em seringa preenchida.

 

  • Para que a betainterferona 1-a é indicada?
    A Betainterferona 1-a é indicada para o tratamento da esclerose múltipla caracterizada pela presença de surtos, e demonstrou reduzir o número e gravidade destes, assim como a estabilização da progressão da doença. A indicação de betainterferona e sua respectiva dosagem é de exclusiva definição do médico e deve ser precedida de um diagnóstico preciso sobre o estágio da doença, de exames laboratoriais, de ressonância magnética por imagem e de outros parâmetros de diagnóstico de conhecimento do médico especialista que acompanha o tratamento do paciente.
  • Quando não devo usar a betainterferona 1-a?
    A Betainterferona 1-a não deve ser utilizada: Se você tiver conhecida hipersensibilidade (alergia) à betainterferona-1a recombinante ou natural, ou aqualquer outro componente desta formulação; Se estiver gravemente deprimido; Se estiver grávida (ver “Gravidez e amamentação”). Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
  • O que devo saber antes de usar a betainterferona 1-a?
    A Betainterferona 1-a só deve ser utilizada sob a supervisão do seu médico. Fale com seu médico se sofrer de alergia (hipersensibilidade) a quaisquer outros medicamentos. Informe seu médico no caso de sofrer de uma doença de medula óssea, rim, fígado, coração, tiroide, se já sofreu de depressão se já tiver tido crises epiléticas
  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar a betainterferona 1-a?
    A Betainterferona 1-a deve ser armazenada sob refrigeração entre 2 e 8°C (geladeira). Não congelar. Para evitar um congelamento acidental, evite colocar a embalagem perto do compartimento do congelador. Guardar na embalagem original para proteger da luz. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Não utilizar o medicamento caso detecte qualquer sinal visível de alteração, como se a solução não estiver límpida e/ou contenha partículas.
  • Como devo usar a betainterferona 1-a?
    Utilize a betainterferona 1-a sempre de acordo com as instruções médicas. Fale com o seu médico setiver dúvidas. Este medicamento é injetável, aplicado por via subcutânea (sob a pele).
  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar a betainterferona 1-a?
    Se você esquecer-se de uma dose, continue a cumprir com a posologia a partir do dia da próxima dose. Não tome uma dose em dobro para compensar uma dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.