vacina-triplice-sarampo-virusO governador Camilo Santana e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, convocaram os profissionais da Saúde do Ceará para uma mobilização pela erradicação do sarampo no Estado. O surto da doença no Estado, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza.

Para o governador é muito importante o esforço dos órgãos estaduais na erradicação da doença. “Tenho a convicção de que os profissionais da saúde têm compromisso com a saúde pública do Estado do Ceará. São secretários, prefeitos e agentes empenhados nesta operação. Eu não tenho dúvidas que nós vamos cumprir essa missão e garantir o resultado esperado nos próximos dias. Faço esse pedido também à imprensa para que nos auxilie nessa luta”, disse.

O ministro Arthur Chioro convocou os representantes para fazer um esforço concentrado e erradicar o sarampo para manter as Américas livres da doença. “O Brasil tem um dos mais antigos programas nacionais de vacinação, um dos mais exitosos e reconhecido internacionalmente. Nós somos capazes, ao longo da nossa história, de controlar, erradicar e deter, inúmeras enfermidades que muitos países desenvolvidos e ricos não conseguiram. O Estado do Ceará tem tradição em saúde pública e vai honrá-la com a erradicação do sarampo”, afirmou.

 

chioro saude coletiva

Artur Chioro pede esforço para erradicar o sarampo e manter as
Américas livres da doença. Imagem: Elza Fiuza / Agência Brasil

 

Após quatro semanas sem casos confirmados, o surto de sarampo perde força e teve redução de 13,11 casos em média por semana epidemiológica em 2014 para 6,29 casos este ano. Não houve nenhum registro de óbito no Ceará durante o surto. Antes de 2013 fazia 14 anos que não era registrado nenhum caso de sarampo no Estado.

Há em investigação 134 casos suspeitos de sarampo em 20 municípios, todos ocorridos no mês passado. O surto é considerado encerrado após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Foram confirmados em todo o Estado 803 casos de sarampo entre dezembro de 2013 e abril deste ano. Deste total, nos municípios ainda considerados em surto, Fortaleza tem 45 confirmações em 2015, Caucaia 44, Horizonte um, Trairi três e Itaitinga seis.

 

Fonte: Ceará Agora

 

Leia também:

arrow-2 Mudando a história: parcerias alteraram a situação do sarampo no país 

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.