dcmvn-100x100De 24 a 28 de novembro, colaboradores de Bio-Manguinhos, Instituto Butantan e Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) participaram do Workshop da Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVMN), junto com empresas mexicanas e iranianas, em São Paulo.

Estiveram presentes no encontro a vice-diretora da Qualidade, Maria da Luz Fernandes Leal,  a gerente de análise de riscos da Garantia da Qualidade, Gisele Cotias Netto, a assessora da vice-diretoria de Qualidade, Monique Collaço, a colaboradora do Departamento de Garantia da Qualidade (Degaq), Alessandra Casaes da Silva e Patricia Soares Pereira da Silva, da Assessoria de Assuntos Regulatórios (Asreg).

O objetivo do evento foi debater as atuais tendências no gerenciamento de riscos à Qualidade e correção de desvios, considerando as normas regulatórias dos diversos países. A pré-qualificação de novos produtos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) também foi pauta, e contou com um treinamento ministrado pela nova coordenadora de pré-qualificação de vacinas,  Carmem Rodriguez  e uma apresentação de Maria da Luz Fernandes Leal,   momento em que a experiência de Bio-Manguinhos foi compartilhada com os demais participantes. 

 

dcvmn-sp-430x285

Representantes de Bio participaram do encontro, de 24 a 28 de novembro.

Imagem: Patrícia Soares - Arquivo Pessoal


Anualmente, a Rede realiza workshops em diversos países para apresentar questões relativas à Qualidade e trabalha no fortalecimento das entidades fabricantes de vacinas, através da oferta de programas de informação e de formação profissional e incentivo às iniciativas de transferência de tecnologia, educando o público sobre a disponibilidade assegurada de vacinas eficazes e acessíveis para todos. 

Após alguns anos, a rede cresceu, englobando 38 fabricantes, produzindo e fornecendo mais de 40 tipos diferentes de vacinas, em várias apresentações,  e usando uma variedade de plataformas tecnológicas, totalizando cerca de 200 produtos. Destes fabricantes, 33 são pré-qualificados pela OMS. 

 

Jornalista: Isabela Pimentel

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2