O ministro da Saúde, Arthur Chioro, visitou as obras das futuras instalações da Fundação Oswaldo Cruz, no Ceará ao lado do deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE). 

O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde terá como âncora a primeira fábrica de vacinas da Fiocruz fora do Rio de Janeiro. O propósito é construir o primeiro Parque Tecnológico voltado para a saúde. O empreendimento receberá empresas com propostas inovadoras para o setor.

 

arthur-odorico-1

Arthur Chioro nas instalações da Fiocruz no Ceará com Odorico Monteiro

 

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Ceará em parceria com o Ministério da Saúde e objetiva transferir a produção de conhecimento e aumentar a resolutividade das questões locais. Estão previstos investimentos de R$ 150 milhões até o final de 2015.

Segundo a coordenadora da Fiocruz Ceará, Anya Vieira, o projeto tem três grandes vertentes: a implantação de um centro nacional de referência em Saúde da Família, um polo de desenvolvimento de medicamentos e a primeira fábrica de vacinas do país produzida a base de vegetais, como cenoura e fumo.

Anya informa que este ano começou a construção dos blocos de ensino e gestão; infraestrutura e serviços. As obras estão previstas para serem concluídas no final de 2015, início de 2016. Após isso, os prédios serão mobiliados e passarão por testes de equipamentos. A previsão é de que estejam funcionando em meados de 2016.

 

arthur-odorico-2

Ministro assiste ao vídeo do projeto do empreendimento em Eusébio (CE)

 


Mestrado

A Fiocruz Ceará também oferece um Mestrado Profissional em Saúde da Família. Uma turma está sendo concluída em 2014, com 90 dos 100 alunos defendendo dissertações. Também em outubro houve seleção para a segunda turma 2014-2016, com 130 alunos que já iniciaram suas atividades acadêmicas.

As instituições nucleadoras dessa turma são: UFMA, UFPI, UFC, URCA, UVA, UECE, Fiocruz, UFRN.

 

Concurso

A Fiocruz realizou este ano concurso para quatro pesquisadores e um especialista que devem estar tomando posse até dezembro. Os servidores vão atuar na Fiocruz Ceará e instituições parceiras.

 

Matéria e imagens: site do deputado Odorico Monteiro

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.