lurdinha-pniBio-Manguinhos esteve presente na 8ª Semana de Atenção ao Diabético, que ocorreu no Guanabara Palace Hotel no início de novembro. O encontro teve por objetivo disseminar o conhecimento das técnicas de prevenção, dos meios diagnósticos e das terapêuticas que envolvem a Atenção Integral ao Pé Diabético.

 

Durante os dois dias de evento, reuniram-se mais de 550 profissionais, como cirurgiões vasculares, ortopedistas, endocrinologistas, enfermeiros e fisioterapeutas. Eles defenderam um modelo mais célere de atendimento para enfrentar o que consideram ser uma “já reconhecida pandemia de diabetes e suas complicações”.

“A existência de mais de 380 milhões de diabéticos hoje no mundo, e a perspectiva de termos mais de 580 milhões desses pacientes em 2035 já deve servir de grave alerta para os gestores de saúde, em todos os níveis, para a tragédia anunciada do cuidado ao diabético no mundo, e particularmente no Brasil, hoje o 4º país do mundo com maior quantidade de diabéticos (cerca de 12 milhões) atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos”, ressalta Jackson Caiafa, da Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro.

Lurdinha Diabetes

Maria de Lourdes durante palestra de apresentação de Bio-Manguinhos. Imagem: Divulgação

 

O Brasil registra cerca de 40.000 amputações altas por ano em diabéticos, e um número não muito bem conhecido de cegueiras em adultos e hemodiálises nesses doentes. Na 8ª Semana de Atenção ao Diabético foram promovidas quatro “mesas redondas”, com a finalidade de debater os principais temas relacionados ao tema. Cada mesa foi composta por profissionais multidisciplinares, que apresentaram e debateram Pé Diabético: Um Problema Maior de Saúde Pública (mesa 1), Atuação Multiprofissional no Pé Diabético (mesa 2), Uma Vida Saudável e Diabetes (mesa 3) e Feridas Complexas e Tratamentos Avançados no Pé Diabético (mesa 4).

Representando Bio-Manguinhos, a coordenadora da Assessoria Clínica (Asclin) Maria de Lourdes Sousa Maia foi responsável pelo primeiro tema exposto, “Bio-Manguinhos, Conhecendo um Parceiro do SUS”, na programação da Semana.

Lurdinha, como é conhecida, esteve presente pois Bio-Manguinhos está desenvolvendo estudo com o biofármaco Heberprot-p (Fator de Crescimento Epidérmico), indicado como tratamento auxiliar nas úlceras de pé diabético. A apresentação contou com participação do farmacêutico Hugo Defendi, também profissional da Asclin.
“O evento foi particularmente interessante pela contribuição que será aplicável na estruturação do projeto Heberprot, e também pelo envolvimento estabelecido com profissionais de referência no tratamento de pé diabético. Em conversa durante os intervalos foi possível expor mais detalhes do produto o que atraiu a atenção de muitos profissionais, que mostraram interesse em aprofundar-se no conhecimento sobre o produto e tornarem-se possíveis consultores ou investigadores de nosso estudo”, ressalta Lurdinha.

 

Jornalista: Paulo Schueler

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.