cursobiossegurUma antiga parceria em prol do sistema de biossegurança de Bio-Manguinhos. Assim, o Curso Nacional de Formação de Inspetores em Biossegurança da Saúde do Instituto chegou a sua oitava edição, sob coordenação do Adriano Campos (CDTS/Fiocruz). 

A organização envolveu o Núcleo de Biossegurança de BM, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e, há dois anos, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Nesta edição, 25 pessoas participaram da formação para qualificação, tendo como característica em comum o fato de atuarem em comissões de biossegurança e trabalharem em laboratórios, seja lidando com organismos geneticamente modificados (OGM) ou não. 

cursobiosseguranca430x285

O curso aconteceu nas dependências do Inmetro, em Xerém.
Imagem: Andressa Guimarães de Souza / NBios

 

Nos cinco dias do curso (20 a 24/10), os profissionais de Bio, outras unidades da Fiocruz, da Anvisa e do Inmetro – onde aconteceram as aulas – tiveram acesso a um conteúdo bastante abrangente, como: conhecimento prévio dos agentes biológicos e dos riscos a que estão expostos, a manipulação dos agentes biológicos, o seu transporte e descarte, além da base principal do curso de formação de inspetor que envolve a conduta dos profissionais nos laboratórios, a metodologia para planejamento, execução das inspeções e a necessidade de ações pós-inspeção. Esses temas foram abordados por Jorge Ricardo Silva Moreira, da Divisão de Auditoria e Treinamento de Bio-Manguinhos (Diaut), e Sheiva Roitman, que trabalhou 12 anos na unidade na área da Qualidade e foi membro da Comissão Interna de Biossegurança de Bio.


A capacitação, que acontece anualmente, busca formar inspetores aptos a conduzir inspeções internas de biossegurança no âmbito de suas instituições. “Os funcionários capacitados auxiliam a unidade nas inspeções internas, ao mesmo tempo em que ampliamos o número de inspetores”, explica a chefe do Núcleo de Biossegurança de Bio-Manguinhos (NBios), Andressa de Souza. Palestrantes convidados da CTNBio e da Anvisa completaram a programação.

 

Jornalista: Rodrigo Pereira

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.