Preocupadas com seus futuros filhos, as grávidas de Bio-Manguinhos procuram o atendimento da equipe multidisciplinar da Seção de Medicina do Trabalho, composta por médica, enfermeira do trabalho, assistente social e nutricionista. Há três anos, as profissionais do Programa de Gestantes orientam as colaboradoras com relação a exames, alimentação e questões legais, além de darem dicas de como ter uma gravidez saudável e trabalhar ao mesmo tempo. O programa já atendeu a 50 gestantes de Bio; atualmente, são 10. Sua importância, segundo a enfermeira do trabalho Bruna Fernandes Pimenta, é tirar dúvidas, receios e quebrar mitos. “Nós trabalhamos em cima de um atendimento humanizado”, salientou.

A intenção da palestra é estimular o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. “Reforçamos a importância desta prática para o bebê, a mãe e a família, tendo em vista o laço afetivo que proporciona. O banho do recém-nascido, que costuma ser um tabu, é orientado de forma simples. Além disso, a palestra esclarece sobre o calendário básico vacinal do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que hoje oferece um vasto número de vacinas, como por exemplo a Hepatite A para crianças de 12 meses”, acrescentou Bruna.

A nutricionista Karine da Costa Gaglianone recomenda a ingestão de ferro, vitamina C e ácido fólico, evitando anemia, comum em grávidas. Além disso, a profissional diz que é importante evitar gordura, açúcar, café, cigarro e bebida alcoólica. “Muitas delas tomam suplemento polivitamínico para suprir esta carência do organismo. Atendo a muitos casos de enjoos e tento sempre orientar a melhor maneira de ameniza-los”, enfatizou a nutricionista.

 

gravidas

 Bruna tira dúvidas das gestantes de Bio. Imagem: Gabriella Ponte - Ascom / Bio-Manguinhos

 

A cada quatro meses, Bruna ministra uma palestra com exibição de vídeos que tem como objetivo elucidar dúvidas quanto ao aleitamento materno exclusivo, banho do recém-nascido e calendário básico de vacinação. A última aconteceu no dia 21 de outubro. “O interessante é que, como o grupo está reunido, elas trocam informações. Há também orientação com um boneco para treinarmos na prática a amamentação”, contou.

Ana Flávia Correia Heringer, da Seção de Células e Vírus (Secvi), acha essa orientação interessante. “Durante a gestação, surgem muitas dúvidas no período entre uma consulta e outra do médico. Ter esta equipe em Bio nos deixa mais tranquilas. Achei a palestra ótima, pudemos aprender muitas coisas que ajudam na hora de cuidar do bebê”, declarou.

Já Danielle Guedes, da Assessoria de Comunicação (Ascom), acredita que é essencial para as mães de primeira viagem como ela. “Fico mais tranquila pois minhas dúvidas são parecidas com as das outras mães. Sugiro palestras com outros temas, como instruções com relação ao parto, e palestras de cunho mais estético e de bem estar, como pilates, massagens, estrias, autoestima, entre outros”, concluiu.

 

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem da home: Ligia Delgado - Creative Commons

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2