vacina-gripe-100x100O Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação (Sistema Gestec-NIT), realizará no dia 21 de julho o 5º Ciclo de Debates do Sistema Gestec-NIT. Na ocasião, será apresentado um caso de sucesso em inovação em saúde: a sílica e a vacina oral, descoberta que é resultado do trabalho feito pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa Cristália.

Gratuito e aberto ao público, o evento acontecerá no auditório do Museu da Vida, localizado no campus Fiocruz Manguinhos. As inscrições podem ser feitas até 20/7, no endereço: www.fiocruz.br/vppis/gestec.

O produto desenvolvido é a sílica utilizada como adjuvante para vacinas, com estrutura de polos minúsculos que pode abrigar antígenos de natureza distinta. Esta característica confere à futura vacina a indução de memória imunológica efetiva, poder imunogênico mais intenso e duradouro e a possibilidade de administração pela via oral, inaugurando um novo paradigma no conceito sobre vacinações. Após as apresentações, haverá amplo debate com a plateia.

Para o debate, foram convidados Osvaldo Esteves Sant'Anna, pesquisador do Instituto Butantan e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas (INCTTOX) e Samuel Silva, Diretor de operações de P&I da empresa Cristália. O debatedor será Marco Alberto Medeiros, tecnologista da Fiocruz e Gerente do Laboratório de Tecnologia Recombinante em Bio-Manguinhos. A coordenação da mesa será feita por Akira Homma, presidente do Conselho Politico e Estratégico de Bio-Manguinhos/Fiocruz e diretor-presidente do IBMP.

O Sistema Gestec-NIT é coordenado pela Gestec/VPPIS e tem por objetivo a geração de ambiente propício para articulação das competências institucionais capazes de potencializar e viabilizar produtos, processos, serviços ou métodos inovadores na Fiocruz e também a difusão da cultura de proteção ao conhecimento gerado e sua conseqüente transferência para o setor produtivo para atendimento às necessidades da saúde pública brasileira.

 

Serviço

5º Ciclo de Debates do Sistema Gestec-NIT ”O caso de sucesso em inovação em saúde: a sílica e a vacina oral".
Data: 21 de julho
Local: auditório do Museu da Vida/COC - Campus Fiocruz Manguinhos (Av. Brasil, 4.365, Rio de Janeiro).
Horário: 14h às 17h
Mais informações: (21) 3885-9099 (Karla Montenegro ou João Ryff)
Site: www.fiocruz.br/vppis/gestec

 

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.