conhecimento-100x100Investindo continuamente na qualificação de seus profissionais, o que se reflete na realização de eventos como o II Seminário Anual Científico e Tecnológico em Imunobiológicos e nos programas de pós-graduação e mestrado, Bio-Manguinhos tem tido papel ativo na defesa do compartilhamento da produção intelectual da Fundação Oswaldo Cruz. 


Após diversas reuniões com as Câmeras Técnicas da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, foi deliberada a criação, em cada unidade, de um  Núcleo de Acesso Aberto do Conhecimento (NAAC).

Alinhado à Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, o  grupo reunirá profissionais da Diretoria, recursos humanos, mestrado profissional, gestão da informação e conhecimento, tecnologia da informação, comunicação, propriedade intelectual, gestão de documentos, dentre outros.

 

acesso conhecimento

NAAC vai definir responsabilidades, infraestrutura e fluxos para operação e

manutenção do Repositório Institucional - Imagem: Divulgação/Fiocruz



Sua função será coordenar, gerir, operar e promover a adesão ao Repositório Institucional Arca, além de definir responsabilidades, infraestrutura e fluxos para operação e manutenção do Repositório, inicialmente no que se refere a teses, dissertações e artigos científicos (documentos instituídos como mandatórios pela política para compor o repositório), promovendo mais transparência e visibilidade para os diversos públicos. 

Em 30 de maio, será realizado o seminário "Viabilizando o Acesso Aberto ao Conhecimento na Fiocruz". O evento ocorrerá das 9h às 16h30 no salão de leitura da Biblioteca de Manguinhos (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ). O objetivo do encontro é apresentar os princípios que regem o acesso aberto no mundo e na ciência; a experiência de outras instituições no Brasil e no mundo; a política de acesso aberto ao conhecimento da Fiocruz; e o Plano Operativo do Arca (o repositório institucional da Fiocruz), destacando o papel dos Núcleos de Acesso Aberto ao Conhecimento (NAACs).

 

Histórico de Bio-Manguinhos no Arca

Bio-Manguinhos aderiu ao Arca em 2013.  A unidade já possui cerca de 78 documentos inscritos na comunidade de Bio-Manguinhos, entre manuais, teses, livros, e até mesmo resumos de publicações.

 

Jornalista: Isabela Pimentel

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.