fanpage-100x100Diariamente, por volta das 7h, os internautas que curtem a fanpage de Bio-Manguinhos no Facebook já podem conferir a primeira postagem e começar o dia mais informados. A página sempre divulga não só ações de Bio, mas também da Fiocruz e outros órgãos da área de saúde.

A fanpage não só informa como também serve como um veículo de recepção de dúvidas e sugestões, analisadas e respondidas pela Divisão de Atendimento ao Cliente Pós-Markenting (DIACM).

A interatividade entre a unidade, seus colaboradores e sociedade ajuda na difusão de informações, promoção de políticas de prevenção, divulgando assinaturas de acordo, entrevistas concedidas por profissionais da casa, eventos na área de saúde, cursos, palestras, simpósios e e notícias sobre o cotidiano não só do Instituto como também das principais ações do Ministério da Saúde, como as campanhas nacionais de vacinação.

 

fanpage-430x285

O perfil e a capa remetem à Copa do Mundo: Bio é campeão em saúde pública.

E o slogan atual é "Inovando para fazer novos gols".

 

Com três postagens diárias, a fanpage representa mais um canal de comunicação que são trabalhadas, de forma integrada, nas outras mídias institucionais (site, BioMural, BioDigital, BioNotícias e WebTV). Embora a fanpage tenha sido criada em 27 de junho de 2012, foi em 2013, quando a utilização do Facebook foi liberada na unidade, que a página ganhou mais força. Em fevereiro, somente 500 internautas curtiam Bio-Manguinhos, e, agora, já são 1.901.


Para estimular o fortalecimento deste espaço colaborativo, o Instituto o utiliza inclusive para cobertura jornalística em tempo real de eventos internos e externos, sempre se preocupando com a comunicação para todos os brasileiros quanto à saúde pública. A ação está alinhada às políticas de comunicação da Fundação e busca melhorar suas práticas e favorecer a disseminação de conteúdos, de forma mais rápida e eficaz.

 

Fanpage em números

O perfil de quem curte a página é 70% feminino, sendo 28% com idade entre 25 e 34 anos. Já 30% do público é masculino, sendo 13% nesta mesma faixa etária. Os fãs é composto por 1.872 brasileiros e, destes, 1.133 são do Rio de Janeiro. Os estrangeiros também acessam a fanpage e, ao total, são 28 (dos Estados Unidos, Portugal, Canadá, Argentina, Suíça, Chile, Uruguai, Malásia, Sri Lanka, Itália, África do Sul, Reino Unido, Peru, Marrocos e Venezuela).

Com um acervo de quase 2.200 fotos e 600 postagens, a fanpage consegue transportar o internauta ao passado, desde a fundação da unidade em 4 de maio de 1976, e para o futuro, com notícias sobre o desenvolvimento de novas vacinas, biofármacos e testes para diagnósticos. 

A postagem com maior alcance foi sobre as comemorações do aniversário de 113 anos da Fiocruz, no dia 23 de maio de 2013. Este post contou com 20 comentários, 1.446 compartilhamentos e 60.416 visualizações. Conheça a fanpage aqui.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2