Entre 21 e 25 de outubro, a ciência vai se transformar em diversão e arte na Fiocruz. Neste período, a Fundação, como em todos os anos, vai participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que chega a sua décima edição. Com a temática Ciência, Saúde e Esporte, o evento, que é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, vai promover atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos em todo país.

Para o chefe do Museu da Vida, Diego Bevilaqua, a novidade desse ano será a integração mais ampla do evento, que vai incluir o maior número de unidades de dentro e fora do campus de Manguinhos. “Será uma experiência muito rica tanto para os visitantes, que poderão ver uma grande Fiocruz com suas portas abertas, quanto para os laboratórios e setores, que poderão discutir sua produção diretamente com o público, buscando popularizar a ciência de forma democrática”, afirma.

 

semana-nacional-430x285

O evento começou com o show de acrobacia aérea no Castelo - Imagem: Ascom/Bio-Manguinhos

 

“E esse ano tivemos uma abertura de tirar o fôlego!”, conta Bevilaqua. O evento começou com uma coreografia acrobática no Castelo Mourisco (veja o vídeo), na segunda pela manhã, com dois artistas, segurando-se em cordas, fazendo uma dança aérea em plena fachada do prédio ícone da Fundação. Em seguida, os visitantes conferiram a Conferência Sinistra, uma esquete teatral, criada pelo Museu da Vida da instituição, que transformou a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX, em divertidos personagens.  

 

Atividades de Bio no evento

Crianças de até 12 anos se animaram ao entrar no pula-pula, que tinha o formato de castelo e chamava a atenção de todos. Cada uma delas recebeu uma cartilha com jogos de educação em saúde e um calendário vacinal. A garotada contou ainda com a presença do Zé Gotinha. O personagem foi incorporado novamente por Anselmo Marques de Oliveira, que trabalha na Seção de Vacina Liofilizada de Bio. Ele está na unidade há 13 anos e se orgulha de se fantasiar para animar as crianças que visitam o campus. A atividade acontecerá no Parque da Ciência até dia 25, das 9h às 16h30.

 

pula-pula

Crianças se divertem no pula-pula, atração de Bio no evento - Imagem: Ascom/Bio-Manguinhos

 

Os visitantes poderão curtir, durante toda a semana, mostras de vídeos, fotografias, atividades interativas e lúdicas, oficinas, bate-papo e distribuição de folhetos. Para os esportistas, a sugestão é a oficina de Nutrição e Esporte da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). A programação conta ainda com uma luta de judô em tatame, no Parque da Ciência. A Fundação também vai participar da semana com atividades na Quinta da Boa Vista e no Parque Madureira, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Confira aqui a programação completa. Veja aqui mais fotos.

 

Jornalista: Gabriella Ponte (com informações da Coordenadoria de Comunicação Social/Fiocruz)

 

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.