Os estados que serão beneficiados são Alagoas, Amapá, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal. A portaria 2.329, publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União, autorizou o repasse de R$ 150 mil para cada Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)  destes estados e DF.

O investimento tem como objetivo fortalecer as ações de vigilância laboratorial de influenza, dengue e meningite. “O uso de novas metodologias laboratoriais possibilita melhor monitoramento, diagnóstico precoce e identificação dos vírus circulantes, o que é essencial para a prevenção e controle de doenças”, explica a coordenadora Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, Mariana Verotti.

O repasse faz parte da estratégia do Ministério da Saúde de equipar, até 2015, os laboratórios centrais dos 26 estados e do Distrito Federal para processarem exames destas doenças e reduzir, assim, riscos e agravos à saúde da população. O Ministério da Saúde já prestou apoio a 15 estados para a implementação desta técnica em seus laboratórios centrais. Para receber o investimento, às secretarias estaduais e ao Distrito Federal devem adotar infraestrutura adequada e pessoal qualificado para a realização da metodologia.

O Laboratório Central de Saúde Pública desenvolve atividades de vigilância laboratorial em processo de parceria com os sistemas federal, estadual e municipal de vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e rede estadual de assistência médica.

 

Fonte: Carlos Américo / Agência Saúde

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.