criancas-fpvc-2013-100x100O Fiocruz pra Você está em sua 20ª edição e reforça anualmente a campanha nacional de vacinação de crianças contra a poliomielite. Bio-Manguinhos estará presente no evento e irá fornecer cerca de 2 mil doses. Além da imunização, serão oferecidas ao público mais de 60 atividades culturais, de divulgação científica e promoção da saúde. É importante ressaltar que o Ministério da Saúde determinou que os pais tragam a carteira dos filhos aos postos de vacinação, pois, sem a apresentação do documento, a imunização não será realizada. Demonstrando preocupação com ações de responsabilidade socioambiental, 19 colaboradores da unidade se inscreveram como voluntários para ajudar na organização do evento. 

Os jovens moradores da comunidade que participam do projeto Crescendo com Manguinhos, da Comissão de Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos (Somar), apresentarão o Jogral do Lixo, às 10h. Este trabalho começou a partir da reclamação sobre uma enorme quantidade de resíduos espalhados pelo bairro. Foram recolhidos nos últimos meses 300 toneladas de lixo na região, segundo a Comlurb. Eles têm aulas de Educação Ambiental sobre coleta seletiva e reciclagem.

As crianças ganharão uma cartilha com jogos de educação em saúde e um calendário vacinal. Para incentivar a imunização, a garotada contará com a presença do Zé Gotinha. Este ano, o personagem completa 27 anos no Dia Mundial da Imunização, comemorado em 9 de junho. Durante todo o dia, os jovens de até 12 anos poderão se divertir em um pula-pula. 

Pelo quarto ano consecutivo, Anselmo Marques de Oliveira, da Seção de Vacina Liofilizada, irá vestir o Boneco do Zé Gotinha e interagir com os jovens. Ele trabalha na unidade há 13 anos e é voluntário do “Fiocruz pra Você” desde 2003. “Era um sonho antigo meu. Em 2010, agarrei a chance de vestir o Zé Gotinha e não soltei mais. É uma bela experiência, pois, quando estou com a fantasia, me sinto a pessoa mais feliz do mundo. É lindo ver os sorrisos nos rostos das crianças”, contou. 

Atualmente, Bio-Manguinhos fornece para o Programa Nacional de Imunizações as vacinas poliomielite tipos 1, 2 e 3 (oral) e inativada (injetável). Em 2012, foram imunizadas no evento 1.922 crianças. Ano passado, foram entregues mais de 45 milhões de doses desses dois imunizantes ao programa do Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde pretende vacinar 12,2 milhões de crianças entre os dias 8 e 21 de junho. A meta corresponde a 95% do público-alvo, que é de 12,9 milhões de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade. No ano passado, foram vacinadas mais de 14 milhões de menores nessa faixa etária.

 

Serviço:

Evento: Fiocruz pra Você
Data: 8/6/2013
Horário: 8h às 17h
Local: Campus de Manguinhos

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.