O especialista foi convidado pela Vice-diretoria de Qualidade (VQUAL) para ministrar a palestra “The Quality System", parte da iniciativa da Fundação Bill e Melinda Gates, Path e do Ministério da Saúde, para fortalecer o sistema da qualidade dos laboratórios públicos brasileiros. A importância do desenvolvimento de um sistema de qualidade e sua gestão, alinhados ao plano de negócios foi um dos temas do encontro, realizado no dia 25 de abril, no auditório do Pavilhão Rocha Lima. Na apresentação, Kieffer abordou  a qualidade na gestão organizacional e o processo de avaliação de projetos, além da importância da realização de auditorias e melhorias nas Boas Práticas de Fabricação e ISO 9000 e  ferramentas de validação de processos de reenganharia e análise de riscos, falhas e desvios.

 O consultor e professor, que já atendeu clientes em mais de 40 países, acredita que a política de inovação deve ser compromisso assumido por cada colaborador, não apenas pela gerência e que o método de avaliação da qualidade precisa pautar o desenvolvimento contínuo, atrelado a indicadores de desempenho. “Nós temos que acompanhar os processos, controlar as variáveis e minimizar os riscos. Todo processo necessita de mensuração, o gerente só pode saber que o sistema de qualidade está funcionando a partir de indicadores”, destaca.

O especialista explica que os elementos básicos de um sistema de qualidade são a validação, treinamento e o gerenciamento e controle de materiais, além do uso de dados estatísticos, ações corretivas e preventivas e avaliação das mudanças. Em relação aos riscos, o consultor defende que sejam avaliados em diferentes níveis e que haja investimentos em prevenção e não apenas medidas corretivas. 

 

b10

"Temos que acompanhar os processos, controlar as variáveis e minimizar os riscos", afirma Kieffer

 

Ele acredita que a indústria farmacêutica ainda não investiu o suficiente em um dos principais elos do sistema de qualidade, as pessoas, e que é necessário um planejamento a longo prazo para que um sistema de qualidade decole nas empresas. “O sistema é formado por partes que trabalham juntas para atingir um objetivo comum, como um time de futebol, com processos inter-relacionados, sem isso, o sistema de qualidade não opera”, conclui.


Sobre o palestrante

Dr. Kieffer é ex-presidente do Parenteral Drug Association (PDA) e trabalhou para a Sterling Winthrop Inc (Divisão da Kodak Co) por 19 anos, no setor de qualidade. Desde 1994, atua em uma consultoria própria. Com experiência no setor, o especialista possui visão holística do escopo de garantia de qualidade farmacêutica e de fabricação, com conhecimentos sólidos das regras governamentais, instalações, equipamentos, sistemas críticos e estado-da-arte da tecnologia. Além da consolidada atuação no mercado, Kieffer possui muitas publicações e apresentações sobre gestão da qualidade, avaliações de processo e reengenharia de processos, métricas de qualidade, validação e análise de risco e treinamento.


Jornalista: Isabela Pimentel 

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.