Essa edição da VerCiência traz ao todo 80 programas de oito países (Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França, Espanha, Chile e Argentina), agrupados em cinco sessões temáticas: Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza (temas da Semana da Ciência); Dia da WGBH (programação dedicada à produção da emissora da rede pública americana); Dia da BBC (sempre reservado para a emissora britânica, referencia mundial em programas de ciência na TV); Dia da NHK (com documentários enviados especialmente pela emissora pública do Japão) e Aventura da Ciência, animada excursão ao mundo do conhecimento científico. A programação da mostra foi selecionada a partir de um acervo de mais de 120 produções, recebidas de emissoras e realizadores convidados do Brasil e do exterior.

Neste ano, a mostra presta sua Homenagem Especial ao programa GloboNews Ciência e Tecnologia, (que acaba de completar uma década de existência), pela qualidade de sua produção e por sua notável contribuição à disseminação do conhecimento e da cultura científica em todo o país.

Da safra da BBC, destacam-se os programas: A Verdade sobre os Exercícios, no qual o apresentador, atuando como cobaia, mostra o resultado de pesquisas recentes, que apontam que as pessoas podem se beneficiar com apenas três minutos de exercícios de alta intensidade por semana; A Medicina na Linha de Frent", programa que viaja da linha de frente da guerra para a linha de frente da pesquisa médica, mostra avanços médicos que poderiam salvar milhares de vidas, dentro e fora do campo de batalha; Brincando de Deus, no qual cientistas americanos, especialistas em biologia sintética, apresentam uma nova criatura, produzida por eles: a cabra-aranha. Parte cabra, parte aranha, o leite desta original criatura pode ser usado para criar fios de seda ultra-resistentes.

Do acervo da WGBH, foram escalados os documentários: Caçando os Elementos, que mostra de onde vieram os elementos químicos, os ingredientes de tudo que existe no universo, do carbono no nosso corpo aos metais em nossos telefones celulares; Decifrando seu Código, que relata como é possível o ser humano, através da medicina personalizada, baseada nos genes, prevenir-se de doenças como o câncer e mal de Alzheimer, e quais delas tem chances de adquirir; Por que Navios Afundam, documentário que discute a possível fragilidade dos grandes navios de cruzeiro marítimo, evidenciada pelo recente episódio do 'Costa Concórdia'. Da emissora japonesa NHK, veio o documentário Energia Escura, sobre como dois grupos de cientistas (cujos líderes ganharam o Prêmio Nobel de Física em 2011) comprovaram que a expansão do universo está acelerando e não desacelerando, o que implica na existência de "anti-gravidade".

 

Palestra sobre a experiência da BBC

Em parceria com a Livraria da Travessa, a Mostra VerCiência promove, na unidade do Leblon, a palestra Ciência na TV: a experiência da BBC, ministrada por Helen Thomas, produtora do Departamento de Ciência da emissora britânica. A palestra, que tem entrada franca e tradução simultânea, acontece na terça-feira (16), às 19h.

Outros circuitos

A programação é dirigida ao público em geral, sendo recomendada a partir da faixa infanto-juvenil (14 anos). Sessões especiais para escolas podem ser reservadas junto ao Programa Educativo do CCBB. Uma programação especial também será apresentada nas nove instituições do Circuito VerCiência Rio, afiliadas da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC). Dentre elas, o Planetário da Gávea, o Museu da Vida (Fiocruz), a Casa da Descoberta (UFF/Niterói), o Espaço Ciência Viva e o Museu de Astronomia - MAST (veja no final do release a relação completa das instituições)

Além do Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a VerCiência será apresentada simultaneamente em São Paulo, de 15 a 21 de outubro, na Estação Ciência da USP, Instituto Butantã, Catavento Cultural e Museu de Ciências da USP; e em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (de 23 a 28 de outubro) e na Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios (de 15 a 21 de outubro). Em todas as sessões da Mostra VerCiência a entrada do público é gratuita.

A programação e as sinopses de todos os programas estão disponíveis em www.verciencia.com.br e www.bb.com.br/cultura.

 

Fonte: Jornal da Ciência

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.