Paulo Buss durante apresentação sobre a Rio+20 na ENSP

Paulo Buss durante apresentação sobre a Rio+20 na ENSP


Os temas da Rio+20 são a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar os progressos obtidos até o momento e as lacunas existentes na implementação dos resultados dos principais encontros relacionados ao tema. Também serão discutidos os novos desafios emergentes. Informações sobre as inscrições estão na seção reuniões do site oficial. As seis línguas oficiais do evento são inglês, espanhol, francês, árabe, chinês e russo.

Fiocruz: saúde na pauta principal da Conferência

Nos dias 15 e 16 de maio, a Fiocruz apresenta o documento que insere a saúde nos três eixos principais da Conferência — economia verde, sustentabilidade e governança. Será durante o Seminário Nacional sobre Saúde na Rio+20, que acontecerá em Brasília. Para defender a centralidade da saúde humana na discussão, a Fundação constituiu o Grupo de Trabalho da Saúde para Rio+20, que tem à frente o coordenador do Centro de Relações Internacionais (Cris), Paulo Buss.

Além do documento, a instituição está liderando uma mobilização nos espaços governamentais e da sociedade, na Cúpula dos Povos, como explica o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel. “A saúde é importante tanto no que se refere aos problemas decorrentes da crise ambiental, o impacto que tem para a população, como também na sua possibilidade de contribuir com a exploração sustentável da biodiversidade. Ou seja: a saúde não estar neste debate seria um verdadeiro absurdo”. Para ele, é fundamental discutir o atual modo de produção e de consumo e trabalhar contrariamente ao processo de desigualdade social. “Queremos cutucar as agendas formais da Rio+20”, diz.

Informativos e documentos

- Site especial da Fiocruz para a Rio+20: www.sauderio20.fiocruz.br

- Saúde na Rio+20: desenvolvimento sustentável, ambiente e saúde

- Rio+20: Fazendo Acontecer (newsletter quinzenal)

- Notícias & Mídia

- Fontes (documentos, declarações, publicações, vídeos, logos e diretrizes)

- Perguntas e respostas


Fontes: Rio+20 e www.sauderio20.fiocruz.br (com informações de Marina Lemle/VPAAPS)

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.