noticias-bio-ms-fique-sabendoNo Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1/12) Bio promoveu, em parceria com o Núcelo de Saúde do Trabalhador da Fiocruz, a ação “Fique Sabendo”, uma campanha realizada desde 2008 pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (D-DST/Aids) do Ministério da Saúde (MS). Até o dia 3 de dezembro foram realizadas atividades de prevenção e conscientização, entre elas a distribuição de preservativos e o teste gratuito para diagnóstico do vírus HIV.

Durante três dias de campanha mais de 500 colaboradores fizeram o teste, número superior aos registrados em 2009 e 2008. Para agilizar o atendimento foi utilizado o Teste Rápido HIV-1/2, kit de triagem de uso único (não confirmatório) produzido por Bio, que dispensa infraestrutura laboratorial. O produto pode ser usado para diagnóstico da doença em locais de difícil acesso, casos de transmissão vertical (da mãe para o bebê) e em acidentes. O resultado sai em apenas 15 minutos e sua margem de erro é mínima.

Para agilizar o atendimento e ultrapassar a quantidade de amostras colhidas durante a ação do ano passado, foi utilizado o Teste Rápido HIV-1/2, produzido por Bio-Manguinhos. Trata-se de um kit de triagem de uso único (não confirmatório), que dispensa infraestrutura laboratorial e pode ser usado para diagnóstico da doença em locais de difícil acesso, casos de transmissão vertical (da mãe para o bebê) e em acidentes. O resultado sai em apenas 15 minutos e sua margem de erro é mínima. Para tanto, colaboradores do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Fiocruz e também do Centro de Saúde do Trabalhador de Bio-Manguinhos foram capacitados por agentes do D-DST/Aids para aumentar o efetivo de profissionais durante a ação.

"O Instituto está contribuindo para ampliar as ações de controle de doenças sexualmente transmissíveis empreendidas pelo Ministério da Saúde ao garantir acesso da população às avançadas tecnologias”, destacou o diretor de Bio-Manguinhos, Artur Roberto Couto.

Idealizada para estimular a testagem entre os funcionários da instituição, a ação “Fique Sabendo” é um programa de incentivo do MS para que as pessoas se conscientizem da importância de fazer o exame como forma de prevenir a propagação e agravamento da doença. Desde 2004, Bio-Manguinhos já forneceu mais de 4,3 milhões de testes rápidos para o D-DST/Aids.


 

Bio-Manguinhos: diagnóstico e prevenção de doenças

Os produtos para diagnóstico desenvolvidos por Bio-Manguinhos atendem aos programas de controle de endemias e agravos da Secretaria de Vigilância em Saúde e do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do MS.

Especificamente para HIV a unidade investe em soluções inovadoras que já representam grande avanço no diagnóstico desta doença. Para comprovar o resultado do teste rápido, Bio passa a produzir, em 2011, o teste confirmatório HIV-1/2 que, além de substituir com vantagens o utilizado atualmente, que leva, no mínimo, um dia para fornecer o resultado, tem um custo cinco vezes menor. O registro foi concedido pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro.

Os kits de reativos para diagnóstico de Bio-Manguinhos ampliam o acesso da população a exames e contribui para a detecção precoce de doenças como Chagas, leptospirose, leishmaniose canina, HIV, esquistossomose e outras enfermidades parasitárias. Oferecem também algumas vantagens sobre os ensaios convencionais, como nível de sensibilidade de 10 a 50 vezes maior, uso de volumes mínimos de amostra e adaptação a diferentes tipos de fluidos corporais como sangue, soro, plasma, saliva, fezes e urina.

 

Aids no Brasil

A aids, doença que se manifesta após a infecção do organismo pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) foi identificada no Brasil há quase 30 anos. O primeiro caso foi registrado em 1982, em São Paulo. Segundo dados do MS, em 1987, havia 2.775 casos da doença no país. Nesse contexto, uma equipe de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), coordenada pelo imunologista Bernardo Galvão, isolou pela primeira vez na América Latina o vírus HIV-1, dando visibilidade à pesquisa nacional e ao trabalho da Fiocruz. Após mais de duas décadas, o programa nacional é referência mundial e distribui gratuitamente preservativos e medicamentos à população brasileira. O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fiocruz, fornece drogas atirretrovirais para aids; há redes de monitoramento da resistência de pacientes à terapia que garantem a eficácia do tratamento e o aumento da sobrevida de pessoas vivendo com HIV/aids; e são feitos estudos para desenvolver vacinas e novos esquemas terapêuticos. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 630 mil pessoas estejam vivendo com HIV/aids no Brasil, atualmente. Em 85% dos municípios haveria pelo menos um caso.

 

Ação “Fique Sabendo”

1 a 3 de dezembro (quarta a sexta-feira) - 9h às 15h
Local: Nust Fiocruz ll Pavilhão Carlos Augusto da Silva (próximo à Asfoc)
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.