integra chagas 2 3 24 site imgVice-Diretoria de Diagnóstico de Bio-Manguinhos (VDIAG) participa de uma capacitação do Projeto IntegraChagas, coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz. O evento acontece nos municípios norte-mineiros de Espinosa e Porteirinha, por meio do Curso de Teste Rápido e Aconselhamento para doença de Chagas.

Participam da ação o gestor do Departamento de Desenvolvimento de Reativos para Diagnóstico (DEDED), Edimilson Domingos da Silva, e o tecnologista do Laboratório de Testes Sorológicos (LASOR) do mesmo departamento, Michel Vergne Sucupira, que ministraram treinamento e capacitação dos profissionais de saúde envolvidos com a aplicação dos testes rápidosGabrielle Limeira Genteluci, da Divisão de Atendimento ao Cliente e Pós-Marketing (DIACM) também participou da atividade. 

A atividade apoia o Projeto IntegraChagas Brasil que propõe integrar ações de diagnóstico, tratamento, controle e cuidado, incluindo vigilância em saúde e atenção básica para esta doença, com prioridade na eliminação de barreiras do acesso à saúde da população infectada e aumento da detecção dos casos, já que hoje estima-se que menos de 10% são diagnosticados e menos de 1% são tratados.

Chagas

Calcula-se que, no mundo, entre 6 e 8 milhões de pessoas têm a doença e mais de 75 milhões moram em áreas de risco de contágio. Aproximadamente 12 mil pessoas morrem anualmente por causa de Chagas em todo o mundo. Desse total, cerca de 8 mil óbitos têm como vítimas bebês que se infectaram durante a gravidez ou no parto.

Diante da complexidade do cenário epidemiológico, a doença precisa de permanente atenção por parte do poder público, e Bio-Manguinhos contribui com o enfrentamento à doença por meio de kits para diagnóstico que auxiliam na detecção, e consequentemente levem o paciente ao tratamento adequado.

Jornalista: Maria Saad
Imagem: Acervo/Bio-Manguinhos

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.