peq outubro rosa 23O mês de Outubro é dedicado a sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama, uma condição que, embora mais frequente em mulheres, também pode afetar os homens. Este tipo de câncer possui altas taxas de cura quando identificado em estágios iniciais, portanto, é essencial estar ciente de nosso próprio corpo e atentos a quaisquer sinais de irregularidades.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Além de permanecermos vigilantes, é recomendável promover hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas. Importante também lembrar que o Ministério da Saúde preconiza a realização de mamografias para todas as mulheres a partir dos 50 anos.

O Sistema Único de Saúde disponibiliza tratamento para o câncer de mama, que deve ser individualizado e orientado por um especialista. Bio-Manguinhos/Fiocruz oferece uma terapia biológica que, através da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) com Samsung Bioepis e Bionovis, amplia o acesso ao medicamento de alta tecnologia aos pacientes do SUS chamado trastuzumabe, apresentando resultados promissores, sobretudo entre as mulheres.

A prevenção continua sendo o melhor caminho. Juntos, unidos e conscientes, podemos enfrentar o desafio do câncer de mama!

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Studiogstock, Freepik

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.